WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Vai comprar um cavalo? Alimente-o da melhor forma possível!

A alimentação dos cavalos deve ser feita com volumosos, concentrados proteicos, alimentos energéticos, vitaminas e minerais, além da água

Vai comprar um cavalo? Alimente-o da melhor forma possível!   Artigos Cursos CPT

 

A alimentação dos cavalos deve ser feita com volumosos, concentrados proteicos, alimentos energéticos, vitaminas e minerais, além da água. “Chama-se forragem toda a alimentação diária que é dada a cada animal e Ração a quantidade fracionada de forragem distribuída de cada vez, durante a jornada”, afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, em Livro+DVD e Curso Online. Já forrageiras são os alimentos incluindo talo e folhas das plantas como (Aveia, Cana, Milho, Sorgo, Centeio, etc.) também classificadas como gramíneas.

O feno é a forma desidratada do capim. É o capim com apenas 10-20% de água. Deve ser feito de capim de qualidade e fenado no ponto certo, nem muito seco, nem muito úmido. Os fenos e as palhas constituem um grupo de alimentos volumosos com alto teor de fibra (20 a 40%), sendo que os fenos têm menos fibra que as palhas, e estas nenhum valor nutritivo.

Nas forrageiras, conhecidas como leguminosas, encontramos a Alfafa, o Guandu, o Kudzú, a Mucuna, a Soja e o Trevo, entre outras. Nas forrageiras conhecidas como gramíneas, podemos encontrar principalmente capins e gramas. Entre os capins utilizados, encontramos: Elefante, Colonião, Gordura, Jaraguá, Quicuio, Rhodes, o Marmelada, Sempre-Verde, Angola, Pangola, Coast-Cross, etc.

As espécies de forrageiras mais adequadas são: Rhodes, Coast-cross, Pensacola, Tifton, Florakirk, Transvala, Jiggs, etc. A escolha da espécie forrageira deve levar em conta os fatores limitantes, descritos acima e na Tabela I. Aconselha-se a diversificação das espécies, para minimizar os prejuízos de um possível ataque de pragas e principalmente pelo equilíbrio dos nutrientes. Alguns nutrientes podem ser escassos numa espécie, podendo ser complementados por outras.

Entre as gramas, encontramos: Batatais, Castela, Seda, Estrela e outras. Dentre as forrageiras, encontramos, ainda: as beterrabas, as maçãs, cenouras etc. – as beterrabas são muito apreciadas pelo cavalo. É preciso, entretanto, que elas estejam bem limpas, quer dizer, lavadas e sem terra. Caso contrário, podem predispor o animal a cólicas por acúmulo de terra ou areia no estômago.

As cenouras também são muito palatáveis e, assim, estimulam o apetite do cavalo. O consumo de grande quantidade de cenoura age como laxativo. Como as batatas e beterrabas, as cenouras são ricas em carboidratos facilmente digestíveis e pobres em proteínas. Elas devem ser dadas cortadas longitudinalmente e não transversalmente para evitar obstrução do esôfago.

As maçãs são também apreciadas pelo teor em açúcar. Com elas, devemos ter o cuidado de cortá-las em fatias e nunca administrar maçãs pequenas, que o animal possa engolir inteira e consequentemente, ter uma obstrução no esôfago. Um outro cuidado é com as maçãs verdes, e stas
não deverão fazer parte do cardápio dos equinos, pois possuem uma toxina (a solanina).

A cana de açúcar, segundo pesquisa de Garcia (1995), pode substituir com eficiência até 50% - máximo estudado - o volumoso capim elefante – (Pennisetum purpureum schum) sem prejuízo do crescimento de potros. A substituição gradativa pela cana não provocou manifestação de cólicas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Minha égua morreu. Como vou alimentar o potro órfão?
- Formação de pastagens para equinos: minimize os riscos de fracasso

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!