
Para se formar ou recuperar um pasto, são necessários conhecimentos básicos que possam minimizar os riscos de fracasso. “O ideal é contar com os serviços de um profissional especializado”, afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, em Livro+DVD e Curso Online.
Alguns fatores limitantes devem ser apreciados, no que diz respeito ao clima, forrageira e ao solo:
- disponibilidade de água;
- fertilidade do solo;
- preparo desse solo;
- qualidade da semente ou muda a ser plantada;
- época do plantio ou da semeadura.
- O Clima
O fator clima está condicionado às chuvas, à temperatura e ao tempo de incidência de sol (fotoperíodo). De tal maneira, a irrigação não conseguiu ainda equilibrar a produção de gramíneas
tropicais na seca, pois a água não é o único fator limitante.
- A Forrageira
O conhecimento da forrageira a ser explorada é também importante. Deve-se conhecer alguma noção de fisiologia vegetal (altura de corte, tempo de descanso, exigências nutricionais).
- O Solo
A qualidade do solo tem importância sobre a qualidade da forragem, da qual depende a produção dos herbívoros. O fator solo é importantíssimo na escolha da espécie forrageira. Devem ser observados as condições físicas (textura, densidade e estrutura) e químicas do solo que são determinantes na formação e manutenção da pastagem.
Os equinos são animais muito exigentes no que se refere à qualidade do solo, tanto química como fisicamente, pois somente em solos permeáveis ricos em cálcio e fósforo se desenvolvem vantajosamente. Neste sentido, a análise do solo é essencial, pois o solo que apresentar índices abaixo de 25 ppm de cálcio ou abaixo de 3 ppm de fósforo não é aconselhável para a criação de equinos. O simples exame do pH do solo pode dar informações a respeito da qualidade da forragem que ele será capaz de produzir. Toda vez que o pH for inferior a 5,5, pode-se garantir a sua pobreza em cálcio (Ca) e fósforo (P).
As forragens provenientes de terrenos úmidos são de qualidade inferior (pobres, fibrosas, pouco nutritivas e ácidas). Além disso, os terrenos tornam-se focos de doenças infecciosas e parasitárias.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Minha égua morreu. Como vou alimentar o potro órfão?
- Vai comprar um cavalo? Alimente-o da melhor forma possível!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.