
Na fase inicial, a dor é intermitente, podendo durar cerca de 10 minutos, com intervalos de relaxamento.
Os sinais clínicos mais evidentes da cólica equina são a evidente inquietação do animal, que passa a realizar movimentos de raspar o chão, sapatear, escoicear o ventre, ou por deitar e levantar frequentemente. Olha o flanco, rola no chão, deita de costas e passa a sentar de forma semelhante ao cão, por um longo período de tempo.Adota-se uma postura anormal, que recebe o nome de “cavalo pensador”. Em casos de animais castrados, eles passam a expor o pênis sem urinar; urinam mais frequentemente e em pequenas quantidades; batem continuamente na água sem bebê-la.
Na fase inicial, a dor é intermitente, podendo durar cerca de 10 minutos, com intervalos de relaxamento. Nos casos mais graves, a dor é sempre contínua e pode ocorrer a adição de sinais de choque, sudorese abundante, respiração ofegante e movimentos involuntários.
De acordo com a atitude do animal, há a possibilidade da dedução do local da dor. Quando o animal adota a posição de “cavalo pensador” (membros posteriores afastados), pode indicar sobrecarga do cólon; deitar com os membros para cima indica a necessidade de aliviar a dor no mesentério.
Se houver distensão do abdômen (o que não é comum em cólica equina), provavelmente, há uma distensão do ceco ou cólon causada pela presença de gás; acontecem também vômito e regurgitação pelas narinas, de conteúdo intestinal, sugerindo uma distenção gástrica. É comum observar um aumento da frequência respiratória, e uma dispneia em forma de soluço aparece nas fases finais, quando o choque e a desidratação atingem seu pico máximo.
A defecação pode ser observada, mas é de difícil interpretação, pois antes da obstrução o animal ainda pode ter fezes no reto e pode eliminá-las várias vezes antes de observar-se o sintoma mais comum, que é reto vaio com mucosa aderida.
Aprimore seus conhecimentos. Acesse os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Acesse os links abaixo e aprenda mais sobre o assunto:
Como estimar o peso do seu cavalo
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.