
Quer que seu cavalo tenha o melhor tratamento possível? Estude-o! Sabe por quê? Simples: ao conhecer bem a espécie equina com que está lidando, é possível garantir melhores medidas de manejo, determinar instalações ideais, garantir condições de bem-estar e de saúde para os animais, conseguindo assim uma melhor produtividade do rebanho.
“Para conseguir um manejo eficiente dos equinos é importante entender sobre o seu comportamento”, explica Maria Gazzinelli Neves, professora do Curso CPT Raças e Manejo de Equinos.
Para isso, deve ser fornecido situações de bem-estar, como:
- Manejo condizente com a espécie animal. Cavalos que pastejam em grupos aprendem mais rápido, exigindo, portanto, menos tempo de treinamento que os cavalos estabulados.
- Fornecimento de alimentação e água, garantindo o alcance das exigências nutricionais necessárias.
- Garantia de liberdade comportamental.
- Garantia de conforto.
- Ausência de ferimentos e doenças.
- Garantir a rotina necessária.
- Minimizar situações de estresse, medo e ansiedade. O cavalo é um indivíduo que presa por sua preservação. Possui instinto de fuga, tendo o medo e a desconfiança como parte de seu comportamento, independente do processo de domesticação.
Gostou da dica? Quer saber mais? Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.