
A realização de soroterapia em cavalos adultos e potros merece cuidados especiais. Muitos tratamentos, para se ter ideia, requerem a administração intravenosa de grandes volumes de soro.
“A canulação da veia deve ser feita com catéter ou agulha e o catéter somente deve ser usado por profissionais experientes”, afirma Haroldo Vargas Leal Júnior, professor do Curso a Distância CPT Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Equinos.
Em adultos e potros com mais de quatro meses:
♦ Local de eleição: veia jugular.
♦ Fixação da agulha: usa-se uma fita de esparadrapo de 1 cm de largura e 40 cm de comprimento. Esta fita deve ser colocada sob a agulha já canulada na veia e, em seguida, ela é fixada formando um “V”.
Com outro esparadrapo de 4 cm de largura por 10 cm de comprimento, fixa-se a mangueira do equipo de soro de forma que fique a 2 ou 3 cm da pele, facilitando a formação de um ângulo da agulha com a veia de 30 a 40º.
Em potros jovens, por serem muito irrequietos, deve-se fixar a agulha na face interna do braço, próximo à axila, e fixar a agulha com pequenos pedaços de esparadrapo e atadura crepom. Deve-se evitar esparadrapo em potros, pois sua retirada é fator de grande estresse para esta categoria animal.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Potros recém-nascidos: o que fazer e cuidados iniciais
- Diarreia em potros: o que fazer e como hidratar
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.