
O cavalo é um animal de fuga, ou seja, sua principal defesa é fugir. Por isso, ele está sempre alerta e se assusta facilmente.
O cavalo é uma animal que vive em grupos e, como acontece nos grupos, sempre existe um líder. Geralmente o garanhão comanda a tropa e, na ausência deste, a liderança é feita por uma égua madrinha. É ela quem disciplina a manada, decide onde a manada comerá e quais éguas o garanhão cobrirá. A comunicação com o grupo é feita por meio da linguagem corporal.
A égua também pune o membro, isolando-o do grupo. Esta é a forma efetiva de disciplina numa manada, pois, o isolamento deixa o cavalo vulnerável aos predadores. Quando ele reconsidera sua posição e pede para voltar ao grupo, a fêmea deixa que ele retome seu lugar na manada.
A presença do líder é fundamental e quando o cavalo vive sozinho ele fica sem referências. Ou seja, ele precisa saber a quem obedecer, alguém que tome as decisões por ele.
Ao ser obrigado a viver sozinho, sem outros animais da mesma espécie, o cavalo entende que seu líder é o homem mais próximo, aquele que o alimenta, o treina e determina como ele deve agir.
O cavalo é um animal de fuga, ou seja, sua principal defesa é fugir. Por isso, ele está sempre alerta e se assusta facilmente. Eles fogem e percorrem aproximadamente uma distância de 600 m antes de virarem e reconsiderarem a situação. Caso eles achem que a fuga foi em vão, eles recorrem à luta.
Sempre que chegamos perto do animal, devemos conversar com ele para chamar sua atenção e não assustá-lo. Devemos sempre evitar movimentos rápidos, pelo mesmo motivo.
O animal não deve perceber o homem como inimigo, mas como alguém mais forte do que ele, porém amigo (líder no qual se pode confiar). É muito importante que o cavalo respeite o homem e fique sujeito à vontade dele, do cavaleiro. Quando ele está receoso de passar em algum lugar que lhe cause medo, precisamos acalmá-lo e encorajá-lo. A punição pode reforçar o medo e ter efeito contrário ao desejado.
Quando domamos o animal, ele passa a nos obedecer como a um líder. Entretanto, é comum o animal testar o cavaleiro (desafiando a liderança), principalmente o garanhão e animais recém-domados. Por isso, existe o ditado: "Cavalo novo, cavaleiro velho."
Aprimore seus conhecimentos. Acesse os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Acesse os links abaixo e aprenda mais sobre o assunto:
Como estimar o peso do seu cavalo
Sinais clinicos da cólica equina
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

ANTONIO CELSO DA PENHA RIBEIRO
25 de nov. de 2021Tenho uma potra manga larga, chipada de nome espoleta, e é realmente uma espoleta, curiosa e muito inteligente, muito dócil, mas foge de esguicho d'água, queria acostumar ele com o esguicho para pode dar banho e borrifar repelente de mosca, tento encurralando ela e tenho um certo sucesso. Mas gostaria que fosse mais fácil, fico pesquisando para ver como melhor interagir com ela. Enfim ela é uma mocinha mimada mas tem me dado muita satisfação.

Luiz Felipe Couto coelho
9 de mai. de 2021Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mai. de 2021Olá, Luiz Felipe
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika