As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas de humanos para animais ou animais para humanos, esse é o caso da raiva, é necessário que se notifiquem todos os casos para que os órgãos de saúde e vigilância sanitária possam ter controle e orientar nos tratamentos, a professora Maria Gazzinelli do Curso CPT de Doenças de Equinos nos explica como identificar os casos de raiva em...
A forma como iniciamos a primeira abordagem com o potro pode fornecer inúmeros estímulos ao animal capazes de provocar reações positivas ou negativas, logo na primeira conduta.
O cabresto é uma forma do cavaleiro se comunicar com o cavalo, esse é o elo de comunicação entre os dois. Com ele é possivel indicar para o animal o sentido que se deseja ir, ou seja, com ele se traduz os comandos de parar, virar ou acompanhar. Existem vários tipos de cabresto, mas o seu uso é essencial na Doma racional dos equinos, como afirma o professor Haroldo Vargas do Curso CPT...
A mieloencefalite protozoária equina é causada pelo protozoário Sarcocystis neurona que tem como hospedeiro definitivo os gambás e como hospedeiro intermediário outros animais silvestres. O equino é um hospedeiro aberrante, ou seja, teoricamente não faz parte do ciclo do protozoário.
As éguas apresentam um tipo de placenta que não permite muita interação entre o feto e a mãe. Dessa forma, o feto não recebe imunidade passiva suficiente através da placenta durante a gestação, tornando-se vulnerável após o nascimento.
O conhecimento da existência ou não de gestação em um animal representa considerável valor econômico. Esse conhecimento é usualmente utilizado pelos criadores e centros de inseminação.
A avaliação ginecológica em éguas é recomendado antes da compra do animal, antes do início da estação reprodutiva e em casos de subfertilidade.
A égua da sinais durante o seu período fértil e no ciclo estral, para isso a professora Fabiana Garcia Christovão do Curso CPT de Inseminação Artificial, nos diz que: '' O manejo reprodutivo dos equinos deve ser feito, levando-se em conta que o ciclo estral das éguas ocorre a cada 20 e 23 dias, em média, 21 dias, sendo que a duração média do cio é de 5 dias''.
Equinos têm baixo índice de fertilidade. Verdadeiro ou falso? Verdadeiro. Segundo Fabiana Garcia Christovão, professora do Curso CPT Inseminação Artificial em Equinos, “uma das principais características da reprodução em equinos é que essa espécie apresenta, naturalmente, baixos índices de fertilidade.”
Minha égua criou recentemente. Devo aproveitar o “Cio do Potro”? Quando essa prática é recomendada e quando não é? O que fazer? Pois bem. Se você essas dúvidas quanto ao manejo reprodutivo de éguas, podemos ajudar. Leia essa matéria até o final e garanta o manejo reprodutivo perfeito de seu animal. Vamos lá?