WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!

Artigos sobre a área Criação de Cavalos

Cavalos: doma racional interativa e imprinting trainning

O bom manejo de cavalos é determinante para a excelente performance física e mental do animal. No caso da doma racional interativa e do imprinting training em potros, ambos resultam em exímios cavalos de competição, lazer ou trabalho. As técnicas surgiram da observação do comportamento dos cavalos, para alinhar as condições de criação à natureza comportamental dos equinos.

Potro forte e saudável? Leite materno nele até os quatro meses de idade!

O principal alimento do potro, em seus primeiros quatro meses de vida, é o leite de sua mãe. O leite contém nutrientes essenciais para a cria, apresentando em sua composição aproximadamente 1,6% de gordura, 2,2% de proteína, 6% de lactose, 0,1% de cálcio e energia aproximada de 47 cal/100 g, valores que podem variar conforme a raça da matriz e sua idade.

Égua gestante? Dê suplementos a ela durante toda a gestação!

Égua gestante manejada em pastagem precisa ser suplementada durante a gestação, para que o desenvolvimento do feto não seja prejudicado, assim como o resultado da próxima estação de reprodução. “As éguas em lactação e gestação não conseguem satisfazer suas necessidades nutricionais consumindo apenas alimentos volumosos. Por isso, pelo menos 50% das exigências diárias desta...

Bovinos x Equinos: o que dizer sobre o aparelho digestivo?

A diferenciação entre os cavalos e os ruminantes, em termos de anatomia e funcionamento do aparelho digestivo, é muito grande. Como já dito, os ruminantes têm um grande estômago dividido em quatro compartimentos, sendo eles: rúmen, retículo, omaso e abomaso. “Quando o animal deglute o capim que foi parcialmente mastigado, este é enviado para o rúmen, local em que sofre a ação de uma...

Gases, diarreias e cólicas: por que isso é comum nos cavalos?

A flora intestinal dos equinos é bastante susceptível às mudanças alimentares, as quais nunca devem ser promovidas de forma brusca, de forma que os microrganismos possas se adaptar aos alimentos introduzidos. “Quando isso não é feito, a menor adaptação da flora tende a causar produção excessiva de gases, diarreia e cólicas”

Vai criar garanhões? Providencie piquetes individuais!

Em geral, os garanhões precisam ser criados individualmente, ocupando um piquete próprio, que tenha, inclusive, divisórias reforçadas. Os garanhões são animais muito dominantes, que se agitam muito facilmente, podendo ficar agressivos. São também influenciados pelo ambiente do entorno, sendo afetados pelo estresse com facilidade, o que influi negativamente no desempenho reprodutivo.

Equinos e bovinos regurgitam o alimento. Sim ou não?

Uma das principais características dos ruminantes é a capacidade de regurgitar o alimento para uma nova mastigação, ou seja, o material engolido durante a ingestão volta à boca para que seja feita uma nova mastigação e um contato mais intenso com a saliva. “Esse fenômeno que auxilia a digestão nos bovinos, entretanto, não ocorre com os equinos”, afirma Eduardo Villela Villaça...

Como cuidar bem da égua gestante

Não apenas a dieta equilibrada deve ser prioridade no manejo da égua gestante, como também o acompanhamento mensal do médico veterinário. Para avaliar o quadro de saúde da égua prenhe e as condições do feto, devem ser realizados exames clínicos e ginecológicos, com o auxílio do ultrassom.

Motilidade Intestinal em equinos: saiba mais sobre isso

É necessária uma motilidade gastrointestinal normal para que o trânsito de ingesta se mantenha dentro da normalidade e a digestão, bem como a absorção de nutrientes, seja adequada nos equinos, afirma Thauan Carraro de Barros, professor do Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos.

Antes de montar, prepare o cavalo corretamente para as atividades!

Para o preparo do animal para o dia a dia, algumas ações são importantes para que ele permaneça calmo e possa manifestar todo o seu potencial e apresentar menos riscos. “Uma série de tarefas devem ser realizadas antes de montar”,  afirma Thauan Carraro de Barros, professor do Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos.

Fique por dentro das novidades!