WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Criação de Cavalos

Como cuidar bem da égua gestante

Não apenas a dieta equilibrada deve ser prioridade no manejo da égua gestante, como também o acompanhamento mensal do médico veterinário. Para avaliar o quadro de saúde da égua prenhe e as condições do feto, devem ser realizados exames clínicos e ginecológicos, com o auxílio do ultrassom.

Motilidade Intestinal em equinos: saiba mais sobre isso

É necessária uma motilidade gastrointestinal normal para que o trânsito de ingesta se mantenha dentro da normalidade e a digestão, bem como a absorção de nutrientes, seja adequada nos equinos, afirma Thauan Carraro de Barros, professor do Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos.

Antes de montar, prepare o cavalo corretamente para as atividades!

Para o preparo do animal para o dia a dia, algumas ações são importantes para que ele permaneça calmo e possa manifestar todo o seu potencial e apresentar menos riscos. “Uma série de tarefas devem ser realizadas antes de montar”,  afirma Thauan Carraro de Barros, professor do Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos.

Estudando sobre contenção de equinos? Conheça o CACHIMBO!

O cachimbo, também conhecido como pito, é um equipamento que consiste de uma laçada de corda presa em um cabo. Existem vários modelos de cachimbo. Alguns podem ter a laçada feita de material macio, como corda, ou consistir em uma corrente, e o cabo pode ser longo ou curto, feito de madeira ou borracha.

Auxiliar de veterinário: Você lava corretamente o material cirúrgico?

Em uma clínica veterinária devem ser cumpridos padrões de higiene, eliminando contaminações que podem ser patogênicas tanto para os trabalhadores da clínica quando para os pacientes. Ela também é importante para manter a ordem e o bom aspecto do ambiente de trabalho, sendo fundamental para a conservação dos equipamentos e utensílios.

Anatomia dos cascos de cavalos

Quem cria cavalos não imagina o quanto esse animal é complexo. Na anatomia dos equinos, por exemplo, cada parte do seu corpo é importante e possui uma função específica. Algumas partes desempenham função ainda mais importante, por poder interferir no animal por completo, caso apresentem problemas, como é o caso dos cascos.

Quando devo colocar ferraduras no cavalo? Em que momento?

A necessidade do ferrageamento de um equino surge, geralmente, durante a doma. Conforme a função que o animal desempenha, o treinamento será feito em diferentes tiços de terrenos e pisos, sob a pressão de esforços crescentes. “Nesse momento, a proteção dos cascos contra contusões com o solo torna-se indispensável”

Casco fechado de frente: conheça esse problema de conformação

Além de herdarem problemas de conformação de seus genitores, os equinos podem adquiri-los ao longo da vida. “Em certas situações, ocorrem alterações definitivas, que podem ser compensadas com o trabalho do casqueador”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.

Vai ferrar cavalos a quente? Então aprenda um pouco mais!

Resumidamente, no ferrageamento a quente, a ferradura a ser fixada será aquecida até ficar incandescente, para, então, ser encostada na superfície plantar do casco. Com isso, a área em contato com a ferradura ficará chamuscada, revelando, nos pontos não queimados, as desigualdades do cortes do casco.

Correção de aprumos não se faz em cavalos adultos, sabia?

Um dos grandes problemas da equinocultura é que a correção de aprumos determina uma mudança permanente na conformação dos membros dos animais e por isso não pode ser feita em cavalos adultos. “As tentativas de promover esse tipo de correção causam manqueiras e também defeitos permanentes. Porém, alguns problemas de conformação podem ser corrigidos nos potros”, afirma Fábio...

Fique por dentro das novidades!