
Seu cavalo vai participar dos torneios de marcha? Aprenda aqui sobre a conformação, proporção e função dos equinos. Vamos lá?
Pois, bem, a primeira coisa a saber sobre esse assunto é que “a conformação de um equino está diretamente relacionada com a sua biomecânica e capacidade de movimentação”, explica Maria Gazzinelli Neves, professora do Curso CPT Raças e Manejo de Equinos.
E por que isso é tão importante? Simples, porque a movimentação e a locomoção dos cavalos, tão observados pelos juízes em concursos de marcha, são realizadas pela perda harmonizada do equilíbrio estático, integrado por um complexo sistema em que participam, principalmente, o sistema nervoso, os ossos, os ligamentos, as articulações, os tendões e os músculos. Portanto, atenção especial ao seu equino vencedor para que não se machuque nas vésperas do evento.
A morfologia do corpo, outro foco muito avaliado nos concursos de marcha, tem extrema importância na execução e na qualidade dos movimentos. A qualidade morfológica das regiões deve satisfazer as exigências dos movimentos e o balanceamento postural do corpo do animal.
E quanto aos índices de conformação corporal? O que saber?
Os índices de conformação corporal são associações entre medidas lineares de várias partes do corpo do animal, de fácil mensuração e não oscilam dentro de um período determinado. Desta forma, os avaliadores conseguem pontuar os animais participantes do torneio.
Quanto aos membros do cavalo, é importante saber que os posteriores são responsáveis por gerar a força de movimentação ao animal. Já os anteriores recebem essa força e absorvem todo impacto da movimentação.
Por fim, é importante dizer que as medidas determinadas para os tipos de animais (tração, sela, corrida) se misturam. Desta forma, existem medidas intermediárias de acordo com o perfil e o objetivo de seleção de determinada raça e criador.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.