WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando sobre contenção de equinos? Conheça o CACHIMBO!

Cachimbo é o método mais utilizado em animais muito agitados ou não cooperativos. O princípio é que a laçada é colocada em um dos lábios do animal e apertada torcendo-se o cabo

Estudando sobre contenção de equinos? Conheça o CACHIMBO!   Artigos Cursos CPT

 

O cachimbo, também conhecido como pito, é um equipamento que consiste de uma laçada de corda presa em um cabo. Existem vários modelos de cachimbo. Alguns podem ter a laçada feita de material macio, como corda, ou consistir em uma corrente, e o cabo pode ser longo ou curto, feito de madeira ou borracha.

“É o método mais utilizado em animais muito agitados ou não cooperativos. O princípio é que a laçada é colocada em um dos lábios do animal e apertada torcendo-se o cabo. No entanto, alguns animais não permitem a colocação do cachimbo e, ou quando permitem, ficam irritados”, afirma Thauan Carraro de Barros, professor do Curso a Distância Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos.

Qual a sequência correta de fixação do cachimbo?


- o cabo do cachimbo é segurado na mão direita,
- os dedos da mão esquerda são parcialmente introduzidos pela laçada e usados para segurar e elevar o beiço do cavalo,
- faz-se a laçada e deslizar pelos dedos até o beiço,
- a mão direita aperta a laçada torcendo o cabo do cachimbo.

Neste momento, o auxiliar de veterinário deve manter o controle da cabeça do animal, mantendo o pescoço apoiado com o antebraço, o que possibilitará melhor posicionamento para resistir a possíveis manobras por parte do animal. Esse procedimento é mais bem realizado, segurando-se o cabresto com a mão oposta.

O que não pode ser feito ao utilizar o cachimbo?


Algumas pessoas passam o cachimbo pela orelha, mas essa técnica não deve ser utilizada, em virtude do provável dano à cartilagem do animal, o que causará uma alteração irreversível do seu posicionamento (orelha pêndula, caída), com subsequente prejuízo estético.

Frouxo ou bambo, como deve ser posto o cachimbo?


O cachimbo não deve ser aplicado muito apertado, porque pode machucar o beiço e porque o cavalo pode ressentir-se e tornar-se extremamente violento pela predominância da dor e também não é recomendado que seja usado por longos períodos. O objetivo é aplicar o cachimbo de modo firme, aumentar a pressão imediatamente antes de realizar o procedimento clínico invasivo ou doloroso em então, reduzir a pressão. Como regra geral, a pessoa segura o cachimbo e o examinador deve ficar no mesmo lado do cavalo. Assim, se o cavalo se agasta ou escapa, existe uma rota de fuga livre para ele.

Cachimbo x cabresto. O que segura o animal?


O cachimbo deve estar sempre sob controle manual, de modo que possa ser afrouxado ou apertado, se necessário. A tensão na laçada deve estar sob permanente controle, sendo ajustada segundo as necessidades do momento, e a pessoa que segura o cachimbo não deve se distrair. Lembrar também que o cachimbo não segura o animal. O que segura é o cabresto.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Auxiliar de veterinário: Você lava corretamente o material cirúrgico?
- Vai auxiliar o veterinário em cirurgias? Leia e aprenda!

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!