
O papel de auxiliar de veterinário durante o procedimento cirúrgico é bastante variável e depende da necessidade do médico veterinário no momento da cirurgia. De forma geral, o médico veterinário vai solicitar um auxílio com os instrumentos cirúrgicos e outros utensílios, como fios de sutura, manusear equipamentos ou para avaliação do paciente ao longo do procedimento.
“Portanto, o auxiliar deve sempre estar atento ao que está acontecendo ao longo da cirurgia e atender prontamente às solicitações do médico veterinário”, afirma Thauan Carraro de Barros, professor do Curso a Distância Capacitação de Auxiliar Veterinário - Equinos e Bovinos.
Para que possa atender de forma correta, é necessário que se conheçam os equipamentos e como manuseá-los, todo o instrumental cirúrgico por nome a aplicação e os termos técnicos utilizados em cirurgias. Esses termos técnicos são compostos de prefixos e sufixos que correspondem ao órgão onde o procedimento será realizado, e um sufixo que corresponde ao procedimento que será feito.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Auxiliar de veterinário: Você lava corretamente o material cirúrgico?
- Estudando sobre contenção de equinos? Conheça o CACHIMBO!
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.