WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer acertar a taxa de lotação em pastagens? Pese corretamente os animais!

Quer acertar a taxa de lotação em pastagens? Pese corretamente os animais! Para que dê certo, alguns cuidados são necessários e o primeiro deles diz respeito à necessidade de jejum

Quer acertar a taxa de lotação em pastagens? Pese corretamente os animais!   Artigos Cursos CPT

 

Quer acertar a taxa de lotação em pastagens? Pese corretamente os animais! Como? Isso é simples: para calcular a taxa de lotação, considerando a oferta de forragem e o consumo de matéria seca adequados, faz-se necessária a pesagem dos animais. No entanto, para que a medida de peso seja precisa, alguns cuidados são necessários. O primeiro deles diz respeito à necessidade de jejum.

“O conteúdo do aparelho digestivo pode variar, quando se compara o peso de animais sem jejum com o peso de animais com jejum”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Pastagens, em Livro+DVD e Curso Online. Quando pesamos lotes grandes, o ideal é fazer o jejum, pois a diferença de tempo entre os primeiros e os últimos animais pesados pode ser grande, levando à distorção no resultado e consequentemente no ajuste da taxa de lotação.

Para reduzir as diferenças causadas pelo conteúdo do aparelho digestivo, devemos adotar jejum de água e alimento, que não elimina essas diferenças, mas pode reduzi-las. O tempo de jejum adotado nos trabalhos de pesquisa varia entre 14 e 16 horas, fechando os animais no curral no final da tarde de um dia e procedendo à pesagem na manhã seguinte.

A pesagem deverá ter o nascer do sol como referência e não o relógio. Experiências têm mostrado que os pesos, tomados três a quatro horas após o nascer do sol, quando o principal período de pastejo tem o seu final, apresenta menos variação, equivalendo ao jejum noturno. Para vacas de leite, a melhor hora seria após a ordenha da manhã. A pesagem à tarde apresenta maior variação, devido à variação individual de comportamento no pastejo ser mais marcante à tarde. Além disso, deve-se evitar a pesagem após variações climáticas muito bruscas, tais como chuvas intensas ou geadas e na presença de lama.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Insetos: importantes agentes na degradação de pastagens!
- Fatores que influenciam o desenvolvimento de forrageiras em pastagens

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!