WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Artigos sobre a área Pastagens e Alimentação Animal

Dicas de especialista para montar uma fábrica de ração

Da fábrica de ração, podem sair suplementos energéticos e proteicos, para várias categorias animais, com diversos ingredientes e composições, sejam eles moídos, na forma de farelo ou em grãos. Assim, é possível produzir alimentos para bovinos, caprinos e ovinos para alimentar seu próprio rebanho ou vender.

Pastejo rotacionado: implantação e vantagens

No pastejo rotacionado, a área de pastagem é separada em piquetes, alternados em períodos de descanso e pastejo. O principal objetivo do pecuarista é garantir ao rebanho pasto de qualidade ao longo do ano. Entretanto, esse sistema requer alguns cuidados essenciais, a começar pela implantação.

6 subprodutos da agroindústria para alimentação do gado

Bovinos em confinamento ou a pasto podem receber como alimentos subprodutos da agroindústria, pois se trata de uma prática com viabilidade técnica e econômica. Além de investir menos em ração, o pecuarista mantém o bom desempenho produtivo do gado. Farelo de milho, polpa cítrica, bagaço de cana são exemplos de produtos secundários, que podem ser fornecidos ao gado.

Espécies de braquiária e uso no plantio direto

As espécies de braquiária têm sido utilizadas por suas qualidades como forrageiras. Elas se destacam por apresentarem excelente adaptação aos solos brasileiros, fácil estabelecimento e considerável produção de forragem, além de proporcionarem excelente cobertura vegetal do solo.

Como garantir a produção de um feno de qualidade?

Josvaldo Ataíde, professor do Curso CPT Produção de Feno, destaca que a produção de feno constitui uma das alternativas viáveis de conservação de forragens, com o objetivo de atender às necessidades de alimentação animal na época seca, podendo, ainda, ser associada ao programa de manejo das pastagens, utilizando-se o excedente de pasto do período chuvoso.

Utilização do bagaço da cana-de-açúcar na alimentação do gado

Todos os pecuaristas sabem que a alimentação animal é o maior custo da atividade. Por conta disso, alternativas têm sido utilizadas com o intuito de diminuir os gastos e aumentar a lucratividade, como é a caso da fabricação de rações na própria fazenda, a partir de técnicas e ingredientes que tornem essa fabricação mais barata.

Conheça as principais espécies de crotalária

A crotalária é uma forrageira leguminosa cultivada essencialmente segundo os princípios da agricultura sustentável. Com vantagens comprovadas em estudos teóricos e práticos, a planta apresenta grande potencial produtivo. Empregada como adubação verde, por sua capacidade de fixação de nitrogênio da atmosfera, sua semeadura é realizada, a lanço, em sulcos com três cm de profundidade.

Dicas importantes para cultivar amendoim forrageiro

O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) é uma leguminosa rasteira, perene e nutritiva, apropriada para alimentação animal, principalmente para gado de corte. “Para se tornar viável técnica e economicamente, seu plantio deve seguir as condições climáticas, de solo e de topografia da propriedade. Além disso, é indispensável acompanhar a época de plantio indicada para a região.

Orientações importantes para plantar alfafa

Espécie de forragem leguminosa, tipicamente asiática, a alfafa é utilizada como alimento volumoso na pecuária de corte e na pecuária de leite. Ela pode ser fornecida como pastagem, silagem, feno, ou ainda picada e disponibilizada no cocho. Com isso, o produtor reduz os gastos com alimentos concentrados, com consequente decréscimo nos custos de produção.

Melhores alimentos volumosos para o gado

Os alimentos volumosos podem ser úmidos ou secos, com altas taxas de fibra, ideais para alimentação do gado. Os melhores são as forragens, a silagem, as capineiras e o feno. Além de serem mais acessíveis ao produtor rural, eles suprem as exigências nutricionais dos bovinos, com consequente aumento no desempenho produtivo do rebanho.

Fique por dentro das novidades!