WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Pastagens e Alimentação Animal

Conheça as principais espécies de crotalária

A crotalária é uma forrageira leguminosa cultivada essencialmente segundo os princípios da agricultura sustentável. Com vantagens comprovadas em estudos teóricos e práticos, a planta apresenta grande potencial produtivo. Empregada como adubação verde, por sua capacidade de fixação de nitrogênio da atmosfera, sua semeadura é realizada, a lanço, em sulcos com três cm de profundidade.

Dicas importantes para cultivar amendoim forrageiro

O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) é uma leguminosa rasteira, perene e nutritiva, apropriada para alimentação animal, principalmente para gado de corte. “Para se tornar viável técnica e economicamente, seu plantio deve seguir as condições climáticas, de solo e de topografia da propriedade. Além disso, é indispensável acompanhar a época de plantio indicada para a região.

Orientações importantes para plantar alfafa

Espécie de forragem leguminosa, tipicamente asiática, a alfafa é utilizada como alimento volumoso na pecuária de corte e na pecuária de leite. Ela pode ser fornecida como pastagem, silagem, feno, ou ainda picada e disponibilizada no cocho. Com isso, o produtor reduz os gastos com alimentos concentrados, com consequente decréscimo nos custos de produção.

Melhores alimentos volumosos para o gado

Os alimentos volumosos podem ser úmidos ou secos, com altas taxas de fibra, ideais para alimentação do gado. Os melhores são as forragens, a silagem, as capineiras e o feno. Além de serem mais acessíveis ao produtor rural, eles suprem as exigências nutricionais dos bovinos, com consequente aumento no desempenho produtivo do rebanho.

Aprenda a aplicar aditivo em silagem

A aplicação de aditivo na silagem é de suma importância para maior qualidade do alimento a ser fornecido ao gado. No Brasil, os aditivos mais utilizados são os aditivos absorventes (principalmente polpa cítrica), aditivos químicos (ureia e cal) e aditivos bacterianos. Todos apresentam formas e momentos distintos de aplicação.

O segredo da rentabilidade em confinamentos de gado? SILAGEM

Produzir silagens com eficiência é um dos grandes segredos da rentabilidade em confinamentos de gado de corte e de leite, e também nos sistemas em pasto que usam suplementação com volumosos na estação seca. E como a falta de volumoso na estação seca vai inviabilizar a atividade, podemos considerar sua produção indispensável.

Apesar do custo, o feno tem sua vantagem. Confira!

Apesar de ser o alimento volumoso suplementar de maior custo, o feno apresenta como vantagem ser o único que pode ser fornecido sem o complemento da alimentação concentrada, e ainda assim garantir bom desempenho. “Porém, de forma diferente da ensilagem, a fenação necessita de maquinário específico, o que pode aumentar muito os custos produtivos desse alimento”, afirma Juliano Resende,...

Alimentação animal de qualidade e em quantidade tem nome: SILAGEM

A suplementação animal com volumoso é indispensável na maior parte das regiões pecuárias brasileiras, havendo necessidade de se fazer um planejamento alimentar adequado, para que os défices de forragem sejam supridos. “A silagem é, estrategicamente, o alimento mais usado na suplementação, garantindo, através da ensilagem e do planejamento alimentar, a adequada alimentação dos...

Vantagens do milho hidropônico para alimentação animal

O cultivo do milho hidropônico surgiu como mais uma boa alternativa para a obtenção de volumoso de qualidade. Os valores energético e proteico dessa forragem hidropônica suprem efetivamente as necessidades nutricionais dos animais. Além disso, o milho hidropônico apresenta boa palatabilidade e digestibilidade, como uma ótima opção de alimento para bovinos de leite e corte.

Top 6 dicas para silagem de milho de qualidade

Garantir a boa nutrição do gado leiteiro e de corte é um grande desafio dos pecuaristas leiteiros e de corte, em especial no período da seca. A melhor alternativa é o fornecimento de alimentação volumosa suplementar. Nesse contexto, a silagem de milho se destaca, contanto que produzida com técnicas de ensilagem adequadas.

Fique por dentro das novidades!