
O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) é uma leguminosa rasteira, perene e nutritiva, apropriada para alimentação animal, principalmente para gado de corte. “Para se tornar viável técnica e economicamente, seu plantio deve seguir as condições climáticas, de solo e de topografia da propriedade”, afirma Antônio Vander Pereira, Doutor em Melhoramento de Plantas e professor do Curso Seleção de Forrageiras.
Além disso, é indispensável acompanhar a época de plantio indicada para a região. Se o índice pluviométrico local não for propício, o produtor deve implantar um bom sistema de irrigação. Outra dica importante é não plantar amendoim forrageiro sob temperaturas menores que 18°C independentemente da irrigação.
Índice pluviométrico
As altitudes recomendadas para cultivar amendoim forrageiro podem variar do nível do mar até 1.800 metros. Entretanto, é fundamental que o Índice pluviométrico ultrapasse 1.200 milímetros anuais. Algumas cultivares de amendoim forrageiro se desenvolvem ainda melhor em regiões com precipitação anual de 1.400 milímetros. Como não suporta períodos de estiagem, na região do Cerrado, por exemplo, a cultura deve ser irrigada.
Condições de solo
Essa forrageira leguminosa apresenta ótima resposta em solos com acidez elevada, textura leve e fertilidade média. Embora tenha a capacidade de absorção de fósforo, mesmo em níveis mais profundos, é importante realizar uma boa adubação para melhorar a distribuição desse mineral no solo. Outra característica do Arachis pintoi é a tolerância a encharcamentos moderados. Ainda assim, é preciso garantir uma boa drenagem do solo.
Calagem e adubação
Para o cultivo do amendoim forrageiro, o produtor deve proceder à calagem, 45 dias antes do plantio, para se alcançar uma saturação de base em torno de 50%. Já a adubação de plantio pode ser de 50 Kg de P2O5 por hectare conforme a cultivar. Recomenda-se a aplicação do adubo nas covas ou nos sulcos de plantio. No momento em que as mudas germinarem, deve-se realizar a adubação de cobertura com 40 Kg de K2O por hectare.
Espaçamento
O plantio do amendoim forrageiro, em especial da cultivar Belmonte, deve respeitar o espaçamento de 0,5 metro (sulcos) ou de 1,0 metro x 0,5 metro (covas). Em caso de consórcio do amendoim forrageiro com braquiária, por exemplo, o espaçamento a ser utilizado é de 2,0 metros a 3,0 metros de distância entre plantas. O objetivo é permitir uma densidade de plantio que garanta a boa produtividade da leguminosa forrageira.
Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal.
Leia o artigo "Tipos de pastejo mais adequados às espécies forrageiras."
Fonte: ceplac.gov.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

AUGUSTO DE AGUIAR
12 de jun. de 2022Sou criador de gado em SC a 1.300 metros de altitude.

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de jun. de 2022Olá, Augusto! Como vai?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
No link a seguir você também encontra informações sobre os cursos da empresa CPT...https://www.cpt.com.br/
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraço!!
Karina Theodoro