WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Agricultor: você sabe como é o preparo do silo e a moagem?

O preparo do silo é fundamental para prevenir de possíveis perdas, principalmente devido à contaminação da nova silagem

Agricultor: você sabe como é o preparo do silo e a moagem?

Segundo o Prof. Allan de Santana Pereira, do Curso CPT Como Produzir Silagem de Milho e Sorgo Reidratados para Alimentação de Bovinos, é fundamental preparar adequadamente o silo para prevenir possíveis perdas, especialmente devido à contaminação da nova silagem por fungos e leveduras.


A primeira medida é a remoção dos restos da silagem anterior utilizando enxadas e vassouras. Em seguida, é importante proceder à limpeza com água para uma limpeza mais refinada.


É fundamental recobrir o piso e as paredes com lonas plásticas para proteger o material e garantir uma melhor vedação.


O silo deve ter uma leve declividade de 0,5% do fundo para a entrada para escoar a umidade de chuva e da própria água utilizada na hidratação do milho.


Moagem do milho ou sorgo.

O processo de silagem em é uma etapa fundamental na produção de silagem de milho reidratado, pois é durante este processo que o amido presente nos grãos se torna digestível para o organismo ruminante. A qualidade da moagem determina a digestibilidade do alimento final para o animal.


Ao chegar à propriedade, o milho deve ser armazenado em um local limpo, idealmente livre de impurezas para evitar congestionamento no moedor.


O processo de moagem é totalmente automatizado e pode incluir a etapa de hidratação do milho ou sorgo. Durante este processo, os grãos são transportados para o moinho por meio de uma rosca sem fim.


O moinho de martelo, utiliza a força do trator para operar, exigindo que o produtor possua essa máquina para realizar a moagem. No entanto, para mitigar esse inconveniente, o moinho é móvel, o que permite que seja compartilhado entre produtores, reduzindo significativamente os custos de aquisição.


Peneira com furo.

É importante estar atento à manutenção do moinho para evitar prejuízos na qualidade da moagem. Portanto, é necessário verificar regularmente, incluindo antes de cada operação, a integridade da peneira e dos martelos, bem como do equipamento como um todo.


A moagem adequada é fina, pois moagens grosseiras absorvem menos água e facilitam a percolação. Por conseguinte, uma granulometria maior dificulta a hidratação adequada do material, exigindo mais tempo de estocagem para o consumo.


A peneira ideal para uso em moinhos de martelo possui um crivo de 2 a 5 mm. No entanto, é importante lembrar que impurezas em excesso e corpos estranhos podem entupir ou danificar o equipamento, comprometendo significativamente a qualidade da silagem. Uma solução eficaz é a instalação de ímãs metálicos na entrada dos moinhos para remover parafusos, pregos, arruelas e outros materiais que possam danificar as peneiras.


A capacitação profissional se torna um pilar fundamental para o sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atualizados e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar os objetivos. O Curso CPT Como Produzir Silagem de Milho e Sorgo Reidratados para Alimentação de Bovinos é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.


Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer!        Assista ao vídeo abaixo!


Conheça agora os Cursos CPT na Área Pastagens e Alimentação Animal.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?