WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça as principais espécies de crotalária

As espécies de crotalária mais comuns são a Crotalária juncea, Crotalária spectabilis, Crotalária breviflora e Crotalária ochroleuca

Conheça as principais espécies de crotalária

A crotalária é uma forrageira leguminosa cultivada essencialmente segundo os princípios da agricultura sustentável. Com vantagens comprovadas em estudos teóricos e práticos, a planta apresenta grande potencial produtivo. Empregada como adubação verde, por sua capacidade de fixação de nitrogênio da atmosfera, sua semeadura é realizada, a lanço, em sulcos com três cm de profundidade.

O plantio de crotalária é simples e pode ser consorciado com milho, braquiária, entre outras culturas. Além de proteger o solo da erosão, a forrageira auxilia no controle de nematoides. Sem falar em sua utilização em áreas que sofreram degradação. As principais espécies são Crotalária juncea, Crotalária spectabilis, Crotalária breviflora e Crotalária ochroleuca. Todas com importantes atributos e finalidades.

Crotalária juncea

O cultivo de Crotalária juncea apresenta dois importantes fins: implantação e reforma de canaviais. Os principais motivos vêm da grande quantidade de biomassa produzida pela forrageira, bem como dos rápidos resultados comprovados a campo. Além disso, a juncea protege o solo contra o processo de erosão e atua eficientemente no controle de nematoides, principalmente os do gênero Meloidogyne.

Crotalária spectabilis

Quanto à Crotalária spectabilis, ela é bem mais poderosa no combate de nematoides de cisto e galha. Além disso, a forrageira reduz as lesões no sistema radicular das plantas. Outro atributo da spectabilis é a capacidade de fixar nitrogênio da atmosfera. Sem falar que ela produz bom volume de massa verde. A espécie é utilizada em áreas onde se cultivam algodão, cana-de açúcar e hortaliças.

Crotalária breviflora

A Crotalária breviflora é utilizada nas entrelinhas de cafezais, particularmente por apresentar baixo porte, além de não ser trepadeira. Assim como as outras espécies de crotalária, a breviflora impede o desenvolvimento de ervas daninhas. Sem falar que ela atua no controle de nematoides dos gêneros Pratylenchus e Meloidogyne. A espécie é utilizada por horticultores e produtores de grãos.

Crotalária ochroleuca

Por fim, a Crotalária ochroleuca é uma espécie forrageira leguminosa rústica, utilizada por produtores de soja. Ela atua eficazmente no combate à nematoides, até mesmo em infestações mistas. Outro atributo da ochroleuca é recuperar o potencial produtivo do solo. Sem falar de sua capacidade de fixar nitrogênio atmosférico e produzir boa quantidade de massa verde. Ela é empregada como adubação verde em cultivos de grãos, cana, algodão e hortaliças.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Confira o Curso CPT Seleção de Forrageiras.

Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal.

Leia o artigo "Dicas importantes para cultivar amendoim forrageiro."

Fonte: semagro.ms.gov.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!