WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que utilizar a silagem de milho e sorgo reidratados? Eu te explico

A ensilagem de grãos contribui para a redução dos custos da alimentação e para garantir uma nutrição balanceada para o gado

Por que utilizar a silagem de milho e sorgo reidratados? Eu te explico


O custo com a alimentação é o maior custo de produção de uma criação. Nesse contexto, a ensilagem de grãos se destaca como uma estratégia alimentar essencial na criação de bovinos, desempenhando um papel importante na redução dos custos de alimentação e na garantia de uma nutrição balanceada para o gado. A ensilagem de grãos é um método de conservação eficiente que preserva o valor nutricional desses alimentos, sendo uma excelente fonte energética e rica em amido, essencial para o fornecimento de energia aos bovinos, explica o Prof. Allan de Santana Pereira, do Curso CPT Como Produzir Silagem de Milho e Sorgo Reidratados para Alimentação de Bovinos.


A ensilagem de grãos preserva o valor nutricional dos alimentos, oferece uma dieta equilibrada e de fácil digestão para bovinos, tanto de corte quanto leiteiros, mesmo em períodos de escassez de pastagens. Essa prática maximiza o aproveitamento dos nutrientes essenciais, como proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico e promovendo um desenvolvimento adequado dos animais. Além disso, a fermentação anaeróbica dos grãos ensilados aumenta sua digestibilidade, tornando-os altamente palatáveis e nutritivos para o gado.


A ensilagem de grãos contribui não apenas para a redução dos custos de alimentação na criação de bovinos, mas também para redução do desperdício de alimentos, já que a ensilagem permite a conservação dos grãos em boas condições por longos períodos. Isso é particularmente relevante em épocas de variações sazonais, fornecendo uma reserva estratégica para garantir a alimentação contínua do rebanho, independentemente das condições climáticas.


A silagem de grãos reidratados é um método de conservação de grãos que envolve a reidratação dos grãos secos antes de serem ensilados. Esse processo é comum em alguns tipos de silagem, especialmente utilizados na alimentação animal, onde grãos como milho, sorgo, trigo, cevada ou outros cereais são reidratados antes de serem armazenados e fermentados para conservação.


O procedimento geralmente segue etapas como a imersão dos grãos em água para restaurar seu teor de umidade original ou desejado. Posteriormente, os grãos reidratados são compactados e armazenados em silos herméticos ou outros recipientes próprios para a produção de silagem.


O objetivo principal da reidratação antes da ensilagem é melhorar o processo de fermentação e a conservação dos nutrientes presentes nos grãos, contribuindo para a qualidade do alimento que será utilizado na alimentação animal. Essa técnica pode ser empregada na produção de ração para gado, por exemplo, onde a silagem de grãos reidratados pode proporcionar uma fonte de alimento mais nutritiva e de melhor qualidade para os animais.


A capacitação profissional se torna um pilar fundamental para o sucesso, proporcionando conhecimentos abrangentes, atualizados e confiáveis sobre todas as técnicas necessárias para alcançar os objetivos. O Curso CPT Como Produzir Silagem de Milho e Sorgo Reidratados para Alimentação de Bovinos é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.


Gostou dessa matéria? Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer!        Assista ao vídeo abaixo!


Conheça agora os Cursos CPT na Área Pastagens e Alimentação Animal.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?