WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual é a relação entre energia e nutrição animal? Parte 1

Entenda a importância da energia digestível na elaboração de dietas balanceadas para os animais

A exigência nutricional refere-se à quantidade de nutrientes necessária para que um animal desempenhe suas funções diárias e mantenha sua saúde ao longo da vida, incluindo atividades como locomoção, produção de leite, ganho de peso e gestação, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, professor do Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação.

Os alimentos são compostos por diversos nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios, que o organismo dos animais utiliza para diferentes funções. Além desses nutrientes, os alimentos também fornecem energia, que é o combustível necessário para que os animais realizem suas atividades diárias.

É importante ressaltar que um mesmo alimento pode não ser aproveitado da mesma forma por todos os animais.

A energia pode ser medida em calorias (cal), quilocalorias (kcal) ou megacalorias (Mcal) por dia. No entanto, por não ser um nutriente, não pode ser medida pela análise proximal de Weende, que determina o teor de nutrientes. Assim, é necessário converter os fatores alimentares para mensurá-la.

Antigamente, a conversão dos fatores dos alimentos era determinada pelos nutrientes digestíveis totais (NDT). Uma das equações para determinar o NDT de um alimento é expressa por: NDT = Proteína Bruta digestível (PBd) + Carboidratos totais digestíveis + (2,25 x Energia digestível (EEd)).

A correção do extrato etéreo nessa fórmula é feita multiplicando-o por 2,25 porque uma molécula de gordura fornece uma quantidade de energia 2,25 vezes maior do que os demais componentes, como carboidratos e proteínas.

Atualmente, a quantidade de energia pode ser medida de forma mais detalhada, levando em consideração não apenas o alimento, mas também como o organismo animal aproveita os nutrientes. Nesse sentido, a primeira medida é a Energia Bruta (EB).

A Energia Bruta (EB) de um alimento representa a quantidade de calor produzida pela sua oxidação completa, ou seja, sua transformação em calor, água e gás carbônico. No entanto, ao fracionar a EB, apenas o teor de gordura ou lipídios é diferenciado, havendo pouca variação nos alimentos utilizados na bovinocultura, uma vez que estes são compostos principalmente por carboidratos e proteínas.

Essas considerações sobre as perdas nutritivas são essenciais para entender como a energia dos alimentos é aproveitada pelos animais, destacando a importância de uma dieta balanceada e adequada para suprir suas necessidades nutricionais específicas. A compreensão desses processos é importante para a formulação de dietas mais eficientes e para garantir a saúde dos animais.


Qual é a relação entre energia e nutrição animal? Parte 1

Leia a parte 2 clicando aqui!

O Curso CPT Estratégias de Alimentação para Vacas em Pré-parto e Lactação é a melhor escolha para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais para alcançar o sucesso profissional. Invista em você. Invista em conhecimento.

Conheça os  Cursos CPT da Área Gado de Leite.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?