WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Gado de Leite

Top 3 doenças mais comuns em bezerros

Na pecuária, uma das fases mais críticas ocorre nas semanas iniciais de vida do bezerro. Por serem muito novos, são frágeis e vulneráveis a infecções e doenças. Sendo assim, “o pecuarista deve monitorar continuamente esses bovinos. Se constatada alguma anormalidade, deve-se procurar imediatamente um médico veterinário para um tratamento rápido e assertivo.

Responda: Quantos dias dura o período seco das vacas?

Considera-se que o período pré-parto das vacas, também conhecido como período seco, dura 60 dias. Esse período é muito importante para que a glândula mamária (células da glândula) se regenere e a vaca tenha uma lactação normal, ou seja, expresse todo o seu potencial de produção de leite, desde que a alimentação não limite o processo.

Aleitamento natural de bezerras: sim ou não?

O sistema de aleitamento natural deverá prevalecer quando as vacas não “descem o leite” sem a presença das bezerras, condição esta comum em rebanhos puros ou com alto grau de sangue de raças zebuínas; a produção média diária de leite, por vaca, for inferior a 8 kg; e a pessoa que trata das bezerras não for esclarecida o suficiente par entender e acreditar na importância da...

Vacas gestantes? Conheça os cuidados a serem tomados

O feto ganha metade de seu peso nos últimos três meses de gestação da vaca, quando a prioridade para a utilização dos nutrientes da dieta passa a ser o desenvolvimento normal da cria. A vaca gestante utiliza suas reservas, em benefício do feto, caso a dieta apresente alguma deficiência. “Contudo, dependendo do nutriente e do grau de deficiência, o desenvolvimento do feto poderá ser...

Pecuária de leite? Saiba o que é a mastite, seus sintomas e como controlar

Mastite é a inflamação da glândula mamária geralmente desencadeada com o objetivo de destruir ou neutralizar bactérias e suas toxinas que adentram no úbere da vaca. “A mastite pode se apresentar de duas formas: clínica e subclínica. Ambas prejudicam o funcionamento da glândula mamária reduzindo drasticamente a produção de leite”, afirma Leonardo Cotta Quintão, professor do Curso...

Vaca com mastite? Tratamento intramamário no teto doente!

O tratamento para mastite se inicia após a identificação do animal acometido no rebanho. “O médico veterinário é o profissional responsável por fazer a leitura dos exames laboratoriais e iniciar o protocolo de tratamento com aplicações de antibiótico intramamário”, afirma Leonardo Cotta Quintão, professor do Curso CPT Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do...

Pecuária de leite? Entenda a IN 77 e sua importância!

Se você trabalha ou pretende trabalhar com a pecuária de leite, é muito importante que entenda a importância da IN77. “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) publicou, em novembro de 2018, a Instrução Normativa IN 77 com o objetivo de melhorar a qualidade da pecuária de leite no país, inclusive para os pequenos produtores rurais”

Mastite? 3 testes para identificá-la em seu rebanho

A suspeita de que a mastite anda atacando o seu rebanho tem tirado o seu sono? Saiba, então, que existem três tipos de testes para ajudá-lo a confirmar ou descartar seu pressentimento, afirma Leonardo Cotta Quintão, professor do Curso CPT Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77.

Clínica ou subclínica? Qual forma a mastite se apresenta mais?

A grande maioria dos casos de mastite apresentam-se na forma subclínica, ou seja, não é perceptível visualmente. “Esse fato faz com que o produtor, muitas vezes, não perceba a gravidade do problema que está enfrentando no rebanho”, afirma Leonardo Cotta Quintão, professor do Curso CPT Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77.

A mastite atacou seu rebanho? Isole os agentes causadores!

A identificação e isolamento dos agentes causadores da mastite são de suma importância para definição de estratégias de tratamento e cuidados do rebanho, afirma Leonardo Cotta Quintão, professor do Curso CPT Controle de Mastite (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) do Leite - De Acordo com a IN 77.

Fique por dentro das novidades!