WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Compost Barn: veja os 5 requisitos básicos para uma ótima instalação?

Um dos primeiros aspectos que se deve pensar no planejamento do sistema é a adequação das instalações


Um dos primeiros aspectos a se considerar no planejamento do sistema é a adequação das instalações. Para o compost barn, de um modo geral, elas devem ser abertas, bem arejadas e de fácil higienização, promovendo a proteção dos animais contra as intempéries climáticas, a facilidade de manejo e a movimentação racional e econômica dos animais, máquinas e equipamentos, conforme explica o Prof. Dr. Flávio Alves Damasceno, do Curso CPT Compost Barn - Mais Lucro na Produção de Leite.


Os cinco principais requisitos básicos das instalações Compost Barn são:


1) Boa qualidade do ar.

2) Área de descanso confortável, limpa e seca.

3) Fácil acesso à boa alimentação.

4) Fácil acesso à agua.

5) Piso adequado nos locais de concreto.


Eles garantem melhoria na saúde e bem-estar dos animais e quantidade e qualidade do leite.


"Vacas saudáveis tendem a ser mais produtivas e a produzir leite de melhor qualidade, tornando este sistema benéfico para a produção leiteira."


Para o gerenciamento de qualquer sistema de produção de leite, o produtor precisa contar com a ajuda de diversos profissionais, como médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros, entre outros, pois são muitos os aspectos envolvidos no gerenciamento da atividade.


Tais aspectos consistem em: manejo dos animais; sanidade; infraestrutura; meio ambiente; conforto animal; nutrição; genética; recursos humanos e tecnologia.


Assim, percebe-se que a execução da atividade leiteira é multidisciplinar, não se resumindo apenas a ordenhar vacas. É um processo complexo que requer uma compreensão profunda de muitos aspectos, habilidades e áreas de expertise diversas.


Características do comedouro e bebedouro.

O planejamento de estruturas como comedouro e bebedouro é importante para permitir o fácil acesso dos animais durante o dia, a manutenção da qualidade nutricional dos alimentos e da água fornecida aos animais.


Os comedouros devem ficar próximos à pista de trato e acompanhar todo o comprimento da instalação. Para galpões de até 120 m, recomenda-se colocá-los na lateral da instalação, enquanto aqueles com mais de 120 m devem ter o comedouro no meio, com duas áreas de cama dividindo as duas laterais. Além disso, os comedouros devem ser protegidos da ação da chuva e do sol para manter sua qualidade, e seu material de revestimento deve ser liso, como cerâmica e ardósia.


As dimensões do comedouro dependem da raça e número de animais. Para vacas Jersey, por exemplo, utilizam-se comedouros lineares de 0,75 x 0,60 m/animal, enquanto que para vacas holandesas, o ideal é 0,85 x 0,80 m/animal.


Portanto, considerando que o comedouro linear deve ter a extensão do galpão e seu tamanho varia conforme o número de animais, o comprimento do galpão deve ser determinado pelo número de animais.


Já os bebedouros devem ser distribuídos ao longo de toda a instalação e ter uma boa vazão de água. Seu material de construção é variado, podendo ser de concreto, metal ou até mesmo plástico, observando-se apenas a facilidade de limpeza.


A qualidade da água também é algo de extrema importância. Vacas de alta produção bebem cerca de 70 L por dia, média que deve ser mantida para garantir a produção e o combate ao estresse térmico. A temperatura ideal da água de consumo deve ser por volta dos 20 °C, que também deve ser cristalina, sem cheiro e sem sabor, como a destinada ao consumo humano.


Compost Barn: veja os 5 requisitos básicos para uma ótima instalação?


A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da criação de  vacas leiteiras. O Curso Compost Barn - Mais Lucro na Produção de Leite, oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça agora os Cursos CPT da Área Gado de Leite.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?