WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Qual é a melhor forma de amamentação? Artificial ou natural?

Há diversas formas de fornecer leite para as bezerras, divididas principalmente em dois grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural

Qual é a melhor forma de amamentação? Artificial ou natural?

Há diversas formas de fornecer leite para as bezerras, divididas principalmente em dois grupos: aleitamento artificial e aleitamento natural. No método de aleitamento artificial, a bezerra é separada da vaca imediatamente após o nascimento e recebe uma dieta líquida (leite, colostro excedente ou sucedâneo de leite) por meio de balde, mamadeira ou biberão. No aleitamento natural, a bezerra mama diretamente na vaca. A escolha entre esses métodos depende de vários fatores, que serão discutidos a seguir, explicam os professores Dr. Oriel Fajardo de Campos e Rosane Scatamburlo Lizieire Fajardo, do Curso CPT Bezerras de Raças Leiteiras - Do Nascimento ao Desaleitamento.


Aleitamento artificial:

Para que o aleitamento artificial seja adotado com sucesso, é necessário que:

(1) As vacas "descem o leite" sem a presença das bezerras. Essa condição é comum em rebanhos puros ou com alto grau de sangue de raças especializadas para leite.
(2) A produção média diária de leite por vaca é igual ou superior a 8 kg.
(3) A pessoa que cuida dos bezerros reconhece a importância da higiene e, assim, preocupa-se com a limpeza dos baldes e demais utensílios. Mamadeiras e biberões exigem mais cuidados do que os baldes para uma boa limpeza.


Esse sistema de aleitamento permite a racionalização do manejo dos animais, separando as bezerras das vacas, tornando a ordenha mais higiênica e possibilitando o controle da quantidade de leite ingerida pela bezerra.


Em rebanhos voltados principalmente para a produção de leite, a bezerra não necessita de mais do que 4 litros de dieta líquida diariamente. O fornecimento de quantidades superiores só se justifica em rebanhos nos quais a comercialização de animais jovens representa uma fonte significativa de renda para o produtor.


Aleitamento natural:

O sistema de aleitamento natural deverá prevalecer quando:

(1) Quando as vacas não "descem o leite" sem a presença das bezerras, condição esta comum em rebanhos puros ou com alto grau de sangue de raças zebuínas.
(2) Quando a produção média diária de leite por vaca é inferior a 8 kg.
(3) Quando a pessoa responsável pelos cuidados das bezerras não possui compreensão suficiente para reconhecer e valorizar a importância da higiene nos baldes e utensílios.

Se, pelo menos, uma das três situações mencionadas ocorrer, a opção preferencial deve ser o aleitamento natural. Do contrário, a ausência do bezerro durante a ordenha pode resultar na redução da produção total de leite durante a lactação. Isso pode acarretar uma diminuição na produção diária de leite, encurtar o período de lactação ou até mesmo induzir à "secagem" imediata da vaca.

Além disso, para vacas com produções iguais ou inferiores a 8 kg de leite por dia, não seria benéfico obter 3 ou 4 kg de leite em uma ordenha (manhã ou tarde) para, em seguida, fornecê-los à bezerra em um balde. Nesse cenário, é mais vantajoso que a bezerra obtenha esse leite ao mamar diretamente na vaca.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Gado de Leite.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?