WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Suplementação de bovinos no período das chuvas

A suplementação dos bovinos é essencial para garantir a criação de um rebanho rentável e saudável, observar o manejo alimentar é trazer uma estratégia inteligente para sua fazenda e criação.

 

Suplementação de bovinos no período das chuvas    Artigos CPT

Você acompanha a alimentação do seu gado? Para garantir que seu rebanho se desenvolva com saúde durante o período das secas e das chuvas é preciso enriquecer a alimentação para atingir os nutrientes essenciais. O Prof. Gilmar Ferreira Prado do Curso CPT de Alimentação de Bovinos de Corte, diz que: “A alimentação é o principal fator na definição da rentabilidade na criação de gado de corte. Por isso, elaborar dietas corretamente e realizar o manejo alimentar adequadamente são ações estratégicas para a atividade.”

O capim tenro, comumente utilizado na alimentação de bovinos, é de alta qualidade e com bom teor de proteína, porém, não garante o balanço de energia que o animal necessita, necessária a suplementação na fase da engorda. A utilização de suplementos deve ser muito bem planejada antes do fornecimento aos animais, pois se trata de um produto caro, porém capaz de adicionar nutrientes extras ou suprir nutrientes limitantes, além de ser uma alternativa muito favorável no caso de se corrigir erros de manejo. Existem, basicamente, duas formas de utilização de suplementos:
1 - Como forma de suprir nutrientes limitantes, normalmente Nitrogênio Não Proteico (NNP), para atingir níveis de mantença;
2 - Como forma de suprir nutrientes energéticos e proteicos, visando maior Ganho de Peso Vivo (GPV), maiores ganhos durante o período de oferta de forragens de boa qualidade e a melhora dos desempenhos reprodutivos nos rebanhos.

Suplementação de bovinos no período das chuvas    Artigos CPT

Esse suporte nutricional também está relacionado com os objetivos do pecuarista, e também com o custo benefício desta prática. Na maioria das vezes, somente a forragem não consegue suprir integralmente todas as necessidades nutricionais dos bovinos em pastejo, pois, ela não contém todos os nutrientes essenciais na proporção adequada. Por isso, como tentativa de corrigir esse desbalanceamento, será necessário também fornecer nutrientes suplementares para se poderem obter níveis aceitáveis de desempenho animal.

Geralmentet, a suplementação de bovinos em pastagem, de acordo com Reis et al. apud Andrade (2011), deverá ser realizada visando os seguintes fatores: (1)corrigir a deficiência de nutrientes da forragem, (2)aumentar a capacidade de suporte das pastagens, (3)fornecer aditivos ou promotores de crescimento, (4)fornecer medicamentos, (5)auxiliar no manejo das pastagens. No fornecimento do suplemento, três situações são possíveis: o consumo dos animais pode permanecer inalterado, aumentar ou diminuir. As respostas dependem das características químicas do suplemento utilizado, quantidade e qualidade da forragem disponível e do potencial genético do animal.


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

Suplementação de bovinos no período das secas.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

 

Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!