WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pecuária de corte: Perda de peso de bezerros após a desmama

Um dos maiores gargalos da pecuária de corte é a perda de peso dos bezerros ou a sua paralisação logo após a desmama, que ocorre geralmente no final do período chuvoso

Pecuária de corte: Perda de peso de bezerros após a desmama   Artigos Cursos CPT

 

Um dos maiores gargalos da pecuária de corte é a perda de peso dos bezerros ou a sua paralisação logo após a desmama, que ocorre geralmente no final do período chuvoso.

“Esta situação, associada aos baixos ganhos no período chuvoso subsequente e nas próximas secas de vida dos animais em crescimento, contribui sobremaneira para retardar a idade à puberdade e ao primeiro parto de novilhas em rebanhos de corte”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte.

Na Tabela abaixo, temos a comparação de diferentes regimes de recria de novilhas que resultam em diferentes idades ao primeiro parto, partindo de uma situação ainda existente de parto aos 48 meses até uma situação potencial de parto aos 24 meses. Para os cálculos, foram considerados: a idade de sete meses, o peso de 150 kg e o valor de mercado (valor fictício) de R$ 250,00 (R$ 50,00/@) a desmama e custos crescentes de acordo com o nível de intensificação na fase de recria.

Diferentes regimes de recria de novilhas que resultam em diferentes idades ao primeiro parto   Artigos Cursos CPT


No Sistema “48 Meses”, as bezerras são desmamadas em pastos rapados ou com bastante massa de forragem de baixa qualidade e não são suplementadas sequer com misturas minerais. Normalmente, recebem apenas sal comum ou sal mineral com mais de 50% de sal comum. O controle sanitário é precário, sendo feitas basicamente vacinas contra febre aftosa e contra brucelose, que são obrigatórias. No período chuvoso subsequente, as novilhotas continuam a ser suplementadas com a mesma mistura mineral e permanecem em pastagens com baixa oferta de forragem e assim seguem ciclos de perdas ou baixos ganhos de peso na seca associados a ganhos médios nas águas.

O Sistema 42 Meses já pode ser alcançado apenas com o fornecimento de uma mistura mineral concentrada (menos de 1/3 de sal comum) e aumento na disponibilidade de forragem via ajuste da taxa de lotação, de acordo com a capacidade de suporte da pastagem. No Sistema 36 Meses, além das melhorias incorporadas ao Sistema 42 Meses, é recomendado o descarte das bezerras que forem desmamadas com o peso abaixo do peso médio das contemporâneas; e o fornecimento de sal mineral mais ureia na seca para as bezerras selecionadas. Continuar com manejo da pastagem no período chuvoso subsequente e suplementação mineral concentrada (menos de 1/3 de sal comum) e a partir daí continuar com o manejo de seca e águas.

No Sistema 30 Meses, que é o índice alcançado atualmente nas fazendas mais tecnificadas, incorpora todas as melhorias introduzidas nos sistemas anteriores e ainda suplementa a bezerra dos 60 dias de vida até a desmama, com misturas múltiplas no “creeper” para consumos de 2 g/kg de peso vivo, seleciona vacas que desmamam bezerrosmais pesados, suplementa com suplemento múltiplo do tipo sal proteinado com mais de40% de proteína bruta para consumos entre 1 e 2 g/kg de peso vivo durante a primeira seca após a desmama, adotar calendário sanitário de acordo com a região fazendo vermifugação estratégica (BIANCHIN, 1982; 1987), continuar com manejo da pastagem no período chuvoso e suplementação mineral concentrada.

O Sistema 24 Meses é ainda potencial para a maioria das propriedades produtoras de carne, mas já é uma realidade nas propriedades que selecionam animais puros de origem, as quais adotam seleção dirigida para peso à desmama e desafiam a precocidade sexual, suplementação com concentrados para crescimento inicial no “creeper” com consumos de 0,75% do peso vivo dos 60 dias de vida até a desmama. Normalmente, recebem suplementação concentrada logo após a desmama, na ordem de 0,5% do peso vivo e em muitas propriedades recebem também suplementação com volumosos suplementares tais como silagens de milho, sorgo ou pasto, cana e fenos. No período chuvoso, ficam em pastagens adubadas com boa oferta de forragem.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Para uma pecuária de corte de sucesso, mão de obra especializada
- Pecuarista: registro zootécnico é necessidade, não possibilidade!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?