WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Sistema alternativo para a criação de galinha caipira

A criação extensiva de galinhas caipiras produz, geralmente, baixo índice de fertilidade e natalidade

Criação de galinhas caipiras - imagem ilustrativa

Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira, explica que a criação de frango e galinha caipira é uma alternativa de produção de carnes e ovos destinada a um mercado consumidor exigente, disposto a pagar mais e que busca produtos naturais e de melhor qualidade.

Geralmente, as criações de galinhas caipiras são extensivas, isto é, aquelas em que não há adoção de instalações ou de práticas de manejo que consigam garantir a eficiência da reprodução, da nutrição e dos aspectos sanitários. Consequentemente, produz-se um baixo índice de fertilidade e natalidade no plantel.

A criação de galinhas caipiras com a finalidade comercial ainda proporciona aos produtores preços muito mais atrativos, dado que a venda pode ser feita diretamente para o consumidor final ou, em muitos casos, com a utilização de apenas um intermediário, abastecendo o mercado consumidor e garantindo os lucros com a avicultura.

Para a criação dessas aves, há sistemas alternativos que vêm sendo testados, com o intuito de melhorar o desempenho produtivo e econômico em relação aos sistemas tradicionais, além de aumentar a taxa de postura a de fertilidade e a de eclosão dos ovos, por exemplo.

Manejo produtivo

Para aumentar o manejo produtivo é necessário monitorar a evolução do plantel das aves, ação que permite ao avicultor controlar fatores que possam comprometer o sucesso da atividade. Colhe-se e analisa-se informações de forma periódica e, a partir delas, é possível gerenciar as aves de forma mais eficiente. Recomenda-se a utilização de fichas para coletar informações referentes a entradas e saída dos animais do plantel, como o nascimento, compra, morte, venda e consumo, além dos dados de postura e incubação.

Manejo Sanitário

A manutenção das condições de higiene no local onde as aves são criadas é essencial para evitar o surgimento de doenças e para garantir o bem-estar dos animais, o que produz, também, um produto de qualidade. O manejo sanitário deve levar em conta dois pontos importantes:

- A higiene das instalações e dos equipamentos utilizados na criação das aves, como comedouros e bebedouros;
- E o controle de doenças fisiológicas, patogênicas e parasitárias, que podem afetar a produtividade das aves e, inclusive, levá-las a óbito.

Alimentação

Os custos com a alimentação representam a maior parte dos custos com a criação dessas aves. Logo, garantir que os alimentos supram todas as necessidades nutricionais das aves, seja em qual estágio de desenvolvimento estiverem, deve ser prioridade dos avicultores. Uma opção é integrar as atividades agropecuárias, reaproveitando os resíduos provenientes da atividade agrícola. Isso diminui os custos da produção e agrega valores aos produtos, que são, geralmente, descartados. Como fontes alternativas de alimento para as galinhas, pode-se oferecer raiz de mandioca triturada, farelo de milho ou folha de mandioca triturada.

Reprodução

O plantel deve ser eficiente no quesito reprodução. Para isso, é crucial cuidar das matrizes, reprodutores e dos ovos. O ovo deve ser recolhido, limpo com pano úmido e selecionado de acordo com o tamanho e a qualidade da casca, além de ser acondicionado adequadamente. Para fins de incubação, utiliza-se os de tamanho médio, enquanto os de tamanho grande e pequeno podem ser consumidos ou comercializados.

A incubação dos ovos deve ser feita apenas após uma seleção rigorosa e acondicionamento adequado. Com a utilização da técnica de “ovoscopia”, o produtor consegue visualizar o interior do ovo e pode descartar ou recolher os que não estiverem adequados para a incubação.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Criação de Frango e Galinha Caipira
Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura
Produção de Frango de Corte em Alta Densidade

Fonte: EMBRAPA Sistemas de Produção – Agricultura Familiar – sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!