WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O sucesso de uma granja começa pelas pintainhas!

Procure incubatórios idôneos, que garantam a sanidade e procedência das aves, utilizando matrizes sadias para a reprodução, com bom nível de anticorpos contra as doenças mais comuns em aviários

O sucesso de uma granja começa pelas pintainhas!   Artigos CPT

Você, avicultor, inciante no ramo, sabia que deve dar atenção especial às pintainhas recém-chegadas, analisando-as em vários aspectos, antes de introduzi-las em sua granja? Sabia também que disso depende a saúde e toda a criação e que ao mínimo vacilo você põe a perder todo o seu investimento? Não? Pois acredite, isso é verdade!

De acordo com Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras - Cria e Recria, “ao adquirir as pintainhas, o avicultor deve procurar por incubatórios idôneos, que garantam a sanidade e procedência das aves. Esses fornecedores de pintainhas devem utilizar matrizes sadias para a reprodução, com bom nível de anticorpos contra as doenças mais comuns em aviários, como newcastle, coriza infecciosa, varíola aviária, gumboro, bronquite e outras.”

Mas isso ainda não é tudo. O estado físico das pintainhas também deve ser levado em conta. É bom esclarecer nesse momento que as pintainhas saem direto do incubatório para a granja transportadas em caminhões, passando por uma viagem relativamente estressante. Elas são armazenadas em caixas de papelão, contendo diversos furos em sua estrutura (para possibilitar a respiração adequada) e divisórias (com a finalidade de estabilizar as aves, evitando que elas sacolejem muito e se pisoteiem). A capacidade total dessas caixas são de 100 aves, divididas em 25 pintainhas por quadrante. Portanto, qualquer indício de descumprimento dessas normas é sinal de que esse fornecedor não é tão cuidadoso quanto deveria ser.

Agora acabou? Nada mais a considerar? Não, ainda não. Já que para a produção de ovos os animais importantes são as fêmeas, os filhotes comprados para criação de postura já vêm sexados, ou seja, só veem fêmeas. É bom lembrar que as pintainhas estarão em jejum, sendo importante que, do nascimento até a chegada à granja, esse jejum não se estenda por mais que 72 horas. É importante ressaltar que absolutamente todas as pintainhas devem ser pesadas.

Por fim, o proprietário ou algum funcionário treinado deve vistoriar os animais assim que chegam à granja, conferindo a situação como um todo e anotando a ocorrência de sujeira e animais refugo em excesso. Feito isso, o problema deve ser imediatamente reportado ao fornecedor.

Gostou do assunto? Que tal aprender mais? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


O segredo das galinhas superpoedeiras? A alimentação!

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!