
Pretende entrar para o ramo da avicultura e acredita que tudo se resume em construir a estrutura física que acomodará as aves, recebê-las dos fornecedores, alimentá-las e depois vendê-las? Saiba que você, assim como muitos outros entusiastas, está muito errado!
Suas obrigações vão muito além do imaginado e uma das mais importantes para o sucesso do seu negócio é a limpeza, explica Marcelo Dias, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras: Produção e Comercialização de Ovos.
Não sabia? Acho melhor, então, pesquisar e aprender mais sobre o assunto antes de investir seus fundos nessa atividade, ok? Por quê? Dou quatro bons motivos:
1- as aves são frágeis.
2- as granjas atraem insetos.
3- granjas sujas promovem a proliferação de microrganismos que adoecerão e matarão seus frangos e
4- você terá de arcar com os prejuízos da falta de higiene.
A limpeza diária das instalações é de fundamental importância para a saúde das aves. Frequentemente, é preciso remover:
• Penas espalhadas pelo chão, pelas bandejas, telas e demais superfícies.
• Ovos quebrados.
• Partes úmidas ou emplastradas das camas.
• Aves mortas.
• Restos de ração que eventualmente sobram nos comedouros.
• Fezes acumuladas sob as gaiolas, etc.
Todos esses dejetos são gerados em grande volume e, por serem lixo orgânico, quando não administrados, atraem insetos vetores de doenças e proporcionam a proliferação de microrganismos patogênicos que, certamente, adoecerão as aves.
Entretanto, mais do que removê-los das instalações, os granjeiros também devem se preocupar com o destino e tratamento desse lixo, que tem alto poder de contaminação e, por isso, tem seu descarte fiscalizado rigidamente pelos órgãos ambientais.
Nesse contexto, surge a compostagem, que é um processo de fermentação aeróbica conduzido por microrganismos que decompõem naturalmente a matéria orgânica, de modo que ela possa ser reincorporada à natureza.
A ação desses microrganismos sobre o lixo orgânico promove a liberação de nitrogênio, fósforo,
potássio, cálcio e magnésio, os quais estavam imobilizados na matéria orgânica e, ao serem liberados, agregam-se ao substrato utilizado na técnica e formam adubo de excelente qualidade.
A duração do processo de transformação da matéria orgânica usando essa técnica está sujeita às condições de umidade, clima da região e manejo correto do material.
As dimensões e nível de tecnificação das composteiras devem variar conforme capacidade e necessidade da granja. Entretanto, independente do tipo, elas devem ter o piso protegido com material impermeável para evitar infiltração de chorume e contaminação do lençol freático.
Inclusive, em algumas regiões, existem leis que orientam que o distanciamento entre composteiras e fontes de água deve ser de cerca de 20 metros, mas essa distância varia conforme a legislação ambiental de cada região.
Gostou do assunto? Leia também a matéria abaixo:
- Quanto mais ovo se come, mais colesterol se ganha. V ou F?
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.