
Para os pintinhos, o ambiente quente é fundamental para a sobrevivência, eles devem ficar juntos e bem aquecidos, o que se obtém com a utilização de um cercado, chamado círculo de proteção.
“O círculo de proteção ou determinada área limitada do galpão, tem por finalidade proteger os pintos de correntes de ar e mantê-los próximos da fonte de calor, de água e de alimento”, explica Marcelo Dias da Silva, Professor do Curso CPT Avicultura – Produção e Principais Doenças.
Durante a chegada dos pintinhos, é preciso atentar para o fato de estarem estressados e, às vezes, desidratados devido à locomoção que, em alguns casos, pode durar até 2 ou 3 dias de viagem de caminhão. Geralmente, os animais já se encontram vacinados e separados por sexo.
O círculo de proteção deve conter:
• Cama de serragem;
• Bebedouro;
• Comedouro.
A cama do aviário também deve estar preparada no interior do círculo de proteção, a fim de, evitar o contato das aves com o piso duro e frio; proteger contra o impacto, abrasão e a umidade; facilitar a absorção das excretas.
Um dos materiais mais utilizados para formar a cama do aviário é a serragem, também denominada cepilho ou maravalha.
Outro material utilizado com menor frequência para fazer a cama do aviário é o sabugo de milho triturado. Contudo, a variedade de materiais usados nas granjas para compor a cama avícola pode variar de região para região, dependendo do local onde a produção se encontra. Entre esses materiais, podemos também citar a palha de café e a palha ou casca de arroz. Ambos os materiais devem ser bem produzidos e apresentar boa qualidade de absorção.
O círculo de proteção que abriga os pintinhos quando chegam à granja é feito de chapas de Alcatex ou Duratex, com altura de 50 cm e cujo raio deve medir 1,5 m.
Círculos de proteção possuem, aproximadamente, 3 m de diâmetro. Nesse espaço é possível ao produtor receber até 500 pintinhos.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Medicina Veterinária
Por Daniela Guimarães.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.