Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que difere os tipos de frangos?

Antes de falar sobre o conceito de frango, ou seja, convencional, caipira, caipira-orgânico e caipira biodinâmico, inicialmente, precisamos compreender o conceito de criação dessas aves

O que difere os tipos de frango?   Artigos Cursos CPT

 

Antes de falar sobre o conceito de frango, ou seja, convencional, caipira, caipira-orgânico e caipira biodinâmico, inicialmente, precisamos compreender o conceito de criação dessas aves. “A avicultura é o termo que oficialmente é utilizado para definir a criação de aves, ou seja, o homem alimentando e direcionando o cruzamento destas aves, melhorando a bagagem genética, objetivando produção, seja de carne e, ou ovos”, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, em Livro+DVD e Curso Online.

Os tipos de criações podem ser subdivididos em:


a) Frango/ovos convencional;
b) Frango/ovos caipira;
c) Frango/ovos caipira orgânico; e
d) Frango/ovos caipira biodinâmico.

a) Frango/ovos convencional:

As aves são selecionadas geneticamente e cumprem função específica de produção de carne, ovos, pintos de um dia, produção de pais e avós que vão gerar novas gerações extremamente específicas dentro desse processo. A seleção é direcionada ao ganho de peso rápido, ciclo de vida curto e carne tenra e branca. A especificidade da criação promove a necessidade de uso contínuo de produtos químicos na ração, como antibióticos, cocciodiostáticos, vermífugos, antioxidantes, promotores de engorda/crescimento, vitaminas artificiais, entre outros. Sem o uso destes produtos químicos, a criação é inviável, pelo número exagerado de animais doentes. Manejo confinado por todo o ciclo de vida.

b) Frango/ovos caipira:

São animais adquiridos para cruzar e realizar engorda/postura, sendo estes considerados um produto final, ou seja, sua reprodução causa uma degeneração da raça. Porém, na ração, por ser uma criação mesmo intensiva, aditivos químicos estão em menor quantidade. Muitas vezes são fornecidos alimentos preparados na própria criação, desta forma não existe a necessidade de ser adicionada uma quantidade tão intensa de antibióticos, antioxidantes, entre outros. Podem ser representados por criação domésticas. Manejo confinado no inicio do ciclo de vida, durante a engorda/postura às vezes estão livres. Muitas vezes, em escala industrial trabalha-se com animais confinados, rações com produtos químicos, porém as raças são de carne mais firme e ovos avermelhados. Não existe uma supervisão que controle os produtos químicos e nem tampouco sobre estes animais estarem livres ou não, apenas o cuidado é genético, pois o consumidor exige ovos de casca firme e vermelha com gema escura, carcaça de musculatura firme.

c) Frango/ovos caipiras orgânicos:

As aves são adquiridas como pinto de um dia e destinadas ao abate como produto final ou produção de ovos. São aves selecionadas geneticamente como tipo caipira ovos/carne. A grande diferença refere-se basicamente ao manejo. São criados livres em todo o ciclo de vida e a alimentação deve ter uma procedência orgânica. Este trabalho recebe um selo de qualidade, certificado por uma credenciadora idônea, que realiza uma auditoria na propriedade, com a finalidade de constatar se suas normas estão sendo cumpridas. Não é permitido nenhum tipo de aditivos químicos na ração.

d) frango/ovos caipira biodinâmico:

Segue as normas descritas acima, sendo que na produção de alimentos são utilizados os preparados biodinâmicos, ou seja, misturas a partir de elementos minerais, vegetais e animais, que são utilizadas em doses mínimas na compostagem que tem a função de adubar o solo. Como as doses são diminutas, sua ação é eminentemente energética no solo. Dessa forma, os alimentos estarão impregnados destas energias e os animais que recebem estes alimentos também. Na plantação dos alimentos para as aves, segue um calendário, que é determinado pela posição dos planetas. O selo credenciado é denominado “Demeter”.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Mandioca ou milho? Qual o melhor produto para alimentar galinhas?
Com que idade as galinhas começam a botar?
Bananeira na alimentação de galinhas? Como assim?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!