
Se você tem alguma dúvida sobre qual o melhor produto, milho ou mandioca, para alimentar suas galinhas, então vale destacar que a mandioca pode produzir muito mais energia digestível (ED) e proteína digestível (PD) para as aves, por hectare, por ano, que o milho, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura.
Por exemplo, numa área de um hectare, usando-se as mesmas condições de plantio (correção de PH do solo, adubação, capinas, etc), pode-se colher 30.000 kg de mandioca, ou 3.000 kg de milho e isso representa 10.200 kg de mandioca seca ou 2.700 kg de milho seco, 38.400.000 Kcal de ED de mandioca/ha ou 10.380.000 Kcal de ED de milho/ha e 360 kg de PD de mandioca/ha ou 225 kg de PD de milho/ha.
Convém lembrar, também, que a cultura de milho, em condições excepcionais, pode produzir até 12.000 kg/ha enquanto uma cultura de mandioca em iguais condições pode produzir até 90.000 kg/ha.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Devo alimentar galinhas com MANDIOCA?
- Como tirar galinhas do choco, você sabe?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.