WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

É possível criar galinhas caipiras, alimentando-as apenas com milho?

O milho é o alimento básico por excelência, o mais recomendável em todas as criações de aves. No entanto, não se cria galinhas caipiras com uma alimentação exclusiva de milho

É possível criar galinhas caipiras, alimentando-as apenas com milho?   Artigos Cursos CPT

 

O milho é o alimento básico por excelência, o mais recomendável em todas as criações de aves. No entanto, não se cria galinhas caipiras, de forma econômica, com uma alimentação exclusiva de milho, embora se saiba que este cereal entra como nutriente básico, na composição das rações das aves em qualquer idade, por ser de alta digestibilidade para a ave, superando a de todos os alimentos hidrocarbonados usados.

“Há necessidade, portanto, de o criador conhecer a fundo a cultura deste cereal, que deverá absorver grande parte das áreas destinadas à lavoura no seu estabelecimento”, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, em Livro+DVD e Curso Online. Para conseguirem resultados vantajosos, obtendo produção elevada e de baixo custo, é indispensável mecanizar a cultura e empregar sementes selecionadas e principalmente plantar dentro do sistema orgânico.

É evidente que a mecanização da lavoura do milho só poderá ser empregada em terreno apropriado (de boa topografia, destocado, etc.) e em boa escala, para ser econômica. Faça uma adubação verde e ou jogue compostagem na lavoura de milho, para estar produzindo a totalidade do milho dentro das normas de produção orgânica. A aquisição do milho produzido fora da propriedade deve ser cuidadosamente avaliada, pois o milho com selo orgânico está tendo uma cotação que inviabiliza a criação de aves orgânicas como negócio rentável.

Qualquer que seja o sistema de criação adotado, o milho será sempre a forragem indispensável para a composição das rações balanceada, visando conseguir animais bem desenvolvidos.

Dos grãos destinados à alimentação das aves, o milho é o mais cultivado no País e, talvez, o que se pode obter mais economicamente. É muito rico em hidratos de carbono e gordura, mas tem proteína de qualidade inferior e é pobre em minerais. Não é um alimento para formação de carne e ovos. Deve, por isso, ser fornecido às aves associado a outros alimentos mais ricos, que possam contrabalançar sua deficiência em proteínas, minerais e vitaminas.

O milho pode ser fornecido às aves desintegrado (grão sem palha e sabugo), pois o aproveitamento digestivo é superior. Para a alimentação das aves, o milho é geralmente empregado na proporção de 60%, sendo aumentado até 80% nas misturas de concentrados, para os animais de engorda. Consulte o seu veterinário sobre a formulação de sua ração.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Mandioca ou milho? Qual o melhor produto para alimentar galinhas?
Com que idade as galinhas começam a botar?
Bananeira na alimentação de galinhas? Como assim?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!