WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Devo alimentar galinhas com MANDIOCA?

A mandioca é forragem de grande utilidade na criação das aves, e de outras criações animais. O Brasil necessita aprender a utilizar esta planta como um substituto econômico do milho

Devo fornecer mandioca às minhas galinhas?   Artigos Cursos CPT

A mandioca é forragem de grande utilidade na criação das aves, e de outras criações animais.

“O Brasil necessita aprender a utilizar esta planta nativa na alimentação de seus animais, balanceando os tubérculos com as folhas para termos um substituto econômico do milho”, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura.

Planta genuinamente brasileira, a mandioca encontra em nosso ambiente meio propício para se desenvolver, sendo bastante conhecida sua grande rusticidade e facilidade de cultivo, o que a faz prosperar em terras fracas, com grande rendimento. As raízes podem ser colhidas com 15 a 18 meses depois de efetuada a plantação.

Variedades de mandioca


As diversas variedades de mandioca estão divididas em duas classes: mandioca brava e mandioca mansa.

A mandioca brava é caracterizada pela grande quantidade de ácido cianídrico que possui, podendo sua ingestão causar o envenenamento dos animais.

A mandioca mansa, ao contrário, pode ser fornecida aos animais sem nenhum perigo, não precisando qualquer preparo prévio.

A raiz é um alimento rico em feculentos (hidratos de carbono) e pobre em proteína, minerais e vitaminas, motivo por que deve ser fornecida com suprimentos que possam corrigir tais deficiências.

A folha, servida como forrageira, suprime a deficiência da mandioca, pois seu teor de proteínas nas variedades ditas “bravas”, pode ser de até 18%.

... O que dizer sobre a mandioca brava

A mandioca brava tem um princípio tóxico que se chama “manihotoxina” e se decompondo libera ácido cianídrico (veneno violentíssimo), causando sua ingestão o envenenamento dos animais.

A estação do ano influi na quantidade de manihotoxina nas raízes (estação seca ou chuvosa), bem como a variedade da planta e o tempo transcorrido entre a colheita e o uso dos tubérculos.

Quatro quilos de mandioca brava contêm cerca de 600 miligramas de ácido cianídrico, suficiente para provocar a morte de um animal de 400 quilos de peso vivo.

A mandioca só deve ser fornecida aos animais após ficar exposta ao ar livre, durante um ou dois dias, período suficiente para a evaporação do ácido cianídrico. A toxidez, assim, desaparece.

Como fornecer a mandioca às galinhas?


A mandioca pode ser fornecida às aves em estado natural, simplesmente picada grosseiramente e fornecidas à vontade, uma a duas vezes ao dia.

Tem a desvantagem de não se prestar para armazenagem por mais de dois ou três dias, porque azeda e apodrece facilmente, devido a sua grande porcentagem de água (70%).

Por outro lado, tem a vantagem de ser cultivada durante todo o ano, e sempre estar disponível no solo.

... A raspa da mandioca

Este inconveniente pode ser contornado com a fabricação da raspa. A raspa de mandioca é um produto obtido pela secagem das raízes, depois de cortadas em pequenos pedaços.

A secagem pode ser feita ao sol ou em estufas especiais. Existe também, no comércio, o farelo de raspa de mandioca, subproduto proveniente da indústria da farinha de mandioca panificável.

Enfim, a mandioca pode ser usada na alimentação das aves como ingrediente de ração na forma de raspa de mandioca integral (RMI) ou como ingrediente da dieta, em sistema de livre escolha ou de alimentação controlada, na forma de mandioca integral triturada e armazenada em silos (MIS).

Outros subprodutos, tais como o feno de folhas de mandioca e a raspa residual de mandioca (resíduo da extração do amido ou polvilho), obtidos a partir da cultura e da raiz de mandioca, podem ser também usados na alimentação das aves.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia também:


- Bananeira na alimentação de galinhas? Como assim?
- Como tirar galinhas do choco, você sabe?


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jacinto Resende

11 de set. de 2023

Boa noite. Curso bom, pelo visto. Gostaria de fazer.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set. de 2023

Olá, Jacinto Resende! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

CELIA CRISTINA TAVARES

7 de mar. de 2019

posso usar a folha da mandioca p galinhas.so jogar p galinhas nao vai fazer mau

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mar. de 2019

Olá, Celia!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?