WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidados iniciais com a criação de frangos de corte

A fase inicial, de criação dos pintinhos, representa boa parte de todo o período de criação de frangos de corte

Frangos de corte - imagem ilustrativa

Tadeu Cotta, professor do Curso CPT Produção de Frangos de Corte, destaca que a opção do consumidor brasileiro pelo frango encontra razões tanto do ponto de vista econômico, por ser um alimento relativamente barato, quanto da qualidade nutritiva e da facilidade de preparação culinária.

A crescente demanda por este produto tem feito com que os produtores rurais invistam cada vez mais na criação de frangos de corte, que é uma excelente fonte de renda para o produtor rural. Porém, os cuidados com a criação devem começar antes mesmo da chegada dos pintinhos, que representam a fase inicial da criação de frangos de corte.

O primeiro passo consiste na limpeza e desinfecção de todas as instalações e equipamentos que serão utilizados na avicultura, garantindo um ambiente propício ao crescimento dos pintinhos que estão por chegar.

Manejo inicial

É fácil perceber porque os cuidados com os pintinhos são tão decisivos para o futuro da criação de frangos de corte: a primeira semana representa boa parte de todo o período de criação, tornando-se uma fase crucial da produção e impactando diretamente nos resultados obtidos pelos avicultores.

A preparação da granja

Após a limpeza e desinfecção das instalações, é necessário garantir que a temperatura do ambiente esteja adequada para os pintinhos, de aproximadamente 32°C. A checagem dos comedouros e dos bebedouros também se faz necessária, tanto em relação ao abastecimento, quanto ao funcionamento.

Após a chegada, antes de introduzi-los nas instalações, os pintinhos devem ser contados e pesados, separando os animais que porventura apresentem alguma deformidade, em qualquer parte do corpo.

Outro ponto de extrema importância é a determinação da densidade do alojamento, pois alocar muitos animais em um espaço pequeno prejudica o desenvolvimento deles. Para determiná-la, deve-se levar em conta o tipo de instalação, o clima, o peso de abate e as recomendações para o bem-estar animal.

Primeiros cuidados no alojamento

Ensinar as aves a beber água é medida que se faz imprescindível. Para tal, molhe o bico delas na água para que descubram onde é a fonte. As aves também aprenderão por repetição, observando outras aves bebendo água.

Como mencionado, a temperatura do ambiente deve estar próxima a 32°C, diminuindo-se 3° a cada semana. Alguns comportamentos das aves podem indicar que a temperatura é inadequada: quando muito aglomeradas e próximas à fonte de calor, o local está com temperatura abaixo da ideal; quando ficam muito longe dela, nota-se que a temperatura está acima da indicada.

Iluminação

A iluminação do local influencia diretamente na alimentação das aves, pois, elas permanecem ativas e se alimentam o tempo todo quando o local está iluminado. Por conta disso, o ideal é que, na primeira semana, a iluminação seja mantida 23h por dia, deixando uma hora de escuro para que os pintinhos se acostumem com a falta dela.

Após a primeira semana, o fornecimento de iluminação pode ser reduzido, passando de 23 para 18 a 20 horas por dia, garantindo o restante do tempo escuro para que as aves possam descansar. A iluminância recomendada é de 22 a 25 lux.

Ração e água na fase inicial

A disponibilidade de ração e água deve ser abundante durante essa fase, optando por alimentos de qualidade e que favoreçam o consumo das aves. A utilização de ração peletizada triturada é uma opção, sendo necessário preocupar-se com o balanço nutricional dos alimentos fornecidos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Produção de Frangos de Corte
Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos
Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura

Fonte: Nutrição e Saúde Animal By Vaccinar – nutricaoesaudeanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!