WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidados iniciais com a criação de frangos de corte

A fase inicial, de criação dos pintinhos, representa boa parte de todo o período de criação de frangos de corte

Frangos de corte - imagem ilustrativa

Tadeu Cotta, professor do Curso CPT Produção de Frangos de Corte, destaca que a opção do consumidor brasileiro pelo frango encontra razões tanto do ponto de vista econômico, por ser um alimento relativamente barato, quanto da qualidade nutritiva e da facilidade de preparação culinária.

A crescente demanda por este produto tem feito com que os produtores rurais invistam cada vez mais na criação de frangos de corte, que é uma excelente fonte de renda para o produtor rural. Porém, os cuidados com a criação devem começar antes mesmo da chegada dos pintinhos, que representam a fase inicial da criação de frangos de corte.

O primeiro passo consiste na limpeza e desinfecção de todas as instalações e equipamentos que serão utilizados na avicultura, garantindo um ambiente propício ao crescimento dos pintinhos que estão por chegar.

Manejo inicial

É fácil perceber porque os cuidados com os pintinhos são tão decisivos para o futuro da criação de frangos de corte: a primeira semana representa boa parte de todo o período de criação, tornando-se uma fase crucial da produção e impactando diretamente nos resultados obtidos pelos avicultores.

A preparação da granja

Após a limpeza e desinfecção das instalações, é necessário garantir que a temperatura do ambiente esteja adequada para os pintinhos, de aproximadamente 32°C. A checagem dos comedouros e dos bebedouros também se faz necessária, tanto em relação ao abastecimento, quanto ao funcionamento.

Após a chegada, antes de introduzi-los nas instalações, os pintinhos devem ser contados e pesados, separando os animais que porventura apresentem alguma deformidade, em qualquer parte do corpo.

Outro ponto de extrema importância é a determinação da densidade do alojamento, pois alocar muitos animais em um espaço pequeno prejudica o desenvolvimento deles. Para determiná-la, deve-se levar em conta o tipo de instalação, o clima, o peso de abate e as recomendações para o bem-estar animal.

Primeiros cuidados no alojamento

Ensinar as aves a beber água é medida que se faz imprescindível. Para tal, molhe o bico delas na água para que descubram onde é a fonte. As aves também aprenderão por repetição, observando outras aves bebendo água.

Como mencionado, a temperatura do ambiente deve estar próxima a 32°C, diminuindo-se 3° a cada semana. Alguns comportamentos das aves podem indicar que a temperatura é inadequada: quando muito aglomeradas e próximas à fonte de calor, o local está com temperatura abaixo da ideal; quando ficam muito longe dela, nota-se que a temperatura está acima da indicada.

Iluminação

A iluminação do local influencia diretamente na alimentação das aves, pois, elas permanecem ativas e se alimentam o tempo todo quando o local está iluminado. Por conta disso, o ideal é que, na primeira semana, a iluminação seja mantida 23h por dia, deixando uma hora de escuro para que os pintinhos se acostumem com a falta dela.

Após a primeira semana, o fornecimento de iluminação pode ser reduzido, passando de 23 para 18 a 20 horas por dia, garantindo o restante do tempo escuro para que as aves possam descansar. A iluminância recomendada é de 22 a 25 lux.

Ração e água na fase inicial

A disponibilidade de ração e água deve ser abundante durante essa fase, optando por alimentos de qualidade e que favoreçam o consumo das aves. A utilização de ração peletizada triturada é uma opção, sendo necessário preocupar-se com o balanço nutricional dos alimentos fornecidos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:

Produção de Frangos de Corte
Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos
Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura

Fonte: Nutrição e Saúde Animal By Vaccinar – nutricaoesaudeanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Dionísio Joane Chirumbuana

11 de set. de 2021

Olá eu sou Dionísio Joane Chirumbuana sou de Moçambique gostaria muito aprender acerca de Avicultura

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de set. de 2021

Olá, Dionísio! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

Luiz Antonio das Dores

12 de jul. de 2021

Quero me especializar em criação de frangos de corte

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jul. de 2021

Olá, Luiz Antonio 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!