
“O bom manejo sanitário de frangos de corte se fundamenta basicamente na biosseguridade do aviário. Com a limpeza e desinfecção das instalações e o controle eficiente de doenças, a performance produtiva das aves aumenta, assim como a segurança dos produtos para a saúde do consumidor”, explica Judas Tadeu de Barros Cotta, médico veterinário especialista em avicultura e professor do Curso CPT Produção de Frangos de Corte.
Confira abaixo os cuidados essenciais no manejo sanitário de frangos de corte:
Aquisição de pintinhos saudáveis
Para impedir a entrada de pintinhos doentes no aviário e consequente contaminação dos frangos sadios, o avicultor deve adquirir lotes originados de fornecedores idôneos e credenciados. Vale ressaltar que a boa procedência dos pintinhos de um dia garante a manutenção da boa saúde das aves. Principalmente porque o aviário fica livre de agentes patógenos, como bactérias causadoras de salmonelose.
Qualidade da água no aviário
Os cuidados com a qualidade da água fornecida aos frangos são de suma relevância para a sanidade das aves. Sendo assim, ela deve ser fresca e limpa, além de passar por processo de cloração para eliminar possíveis microrganismos patogênicos. Da mesma forma, deve ser realizada a frequente limpeza e desinfecção de canos e reservatórios de abastecimento do aviário. A fonte de água deve ser cercada para evitar o acesso de animais intrusos.
Importância da vacinação
A vacinação dos lotes de frango é fator-chave para imunização das aves contra doenças causadas por vírus e bactérias. No programa de vacinação, devem estar inclusos os exames de monitoramento sorológico para prevenção de doenças, como Newcastle, Marek, Gumboro, bronquite, entre outras. As vacinas contra Gumboro, Marek e bronquite já devem ser aplicadas no 1º dia de vida dos pintinhos, com reforço posterior.
Importância do vazio sanitário
O vazio sanitário mantém o aviário vago por 10 dias (ou mais) entre a saída do lote para abate e a entrada de novos pintinhos. O objetivo principal é proceder à limpeza e desinfecção do galpão com produtos e equipamentos apropriados. Normalmente, a seleção do desinfetante considera o método de aplicação e o princípio ativo do produto. Antes do procedimento, todo esterco do galpão é removido e o piso, lavado com água sob alta pressão.
Cuidados com o ambiente
O conforto e bem-estar proporcionados pelo ambiente garantem frangos de corte saudáveis, vigorosos e resistentes a doenças. Variações repentinas na temperatura causam estresse nas aves, o que impacta negativamente na sua imunidade. Como resultado do sistema imunológico fraco, as aves adoecem mais facilmente, o que compromete sua performance produtiva. Daí a extrema necessidade de galpões com controle de temperatura.
Outra recomendação importante concerne ao piso do galpão onde os frangos de corte são criados. Para absorver a umidade e manter o local confortável para as aves de corte, o piso deve receber uma cobertura de serragem ou maravalha. Entretanto, é importante que a cama do aviário (cobertura) seja substituída periodicamente. Caso contrário, torna-se fonte de contaminação.
Conheça os Cursos CPT da Área Avicultura:
Produção de Frango de Corte em Alta Densidade
Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos
Fontes: Avicultura Industrial - aviculturaindustrial.com.br
Embrapa - sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.