
Bananeira na alimentação de galinhas? Sim, bananeira! Para quem quer saber mais sobre isso, a bananeira pode também constituir um bom alimento para as aves, quando a criação está localizada em região onde esta cultura é explorada. Os frutos imprestáveis à alimentação do homem e mesmo os troncos e folhas podem ser fornecidos às aves que os consomem com voracidade.
“O tronco deve ser aberto ao meio, no sentido longitudinal, para facilitar o interesse das aves com relação a esta planta”, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, em Livro+DVD e Curso Online. O valor nutritivo da banana equivale ao da batata-doce e da mandioca. Os tronos de bananeiras, quando fornecidos para alimentação das aves, favorecem a eliminação dos vermes e ao controle de diarreia.
Pesquisas feitas em Estações Experimentais da América Central revelaram que a banana em adiantado estado madureza melhora seu valor nutritivo na alimentação das aves, quando fornecida adicionada a um alimento rico em proteína.
Apresenta-se a seguinte análise das folhas de bananeira:
Matéria seca – 20%
Proteínas – 12,8%
Extrato etéreo – 5,7%
Fibras – 23,1%
Extrato não-nitrogenado – 46,6%
Cinzas – 11,72%
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Devo alimentar galinhas com MANDIOCA?
- Como tirar galinhas do choco, você sabe?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.