Conhecido como "himematsutake", "cogumelo medicinal" e "cogumelo do sol" é o de maior valor agregado dentre os principais cogumelos comestíveis, devido as suas propriedades medicinais. Sua comercialização, entretanto, ainda depende muito da exportação (principalmente para o Japão) .
Essa valorização do cogumelo brasileiro, no mercado, deve aumentar, pela recente constatação de que as linhagens brasileiras (identificadas por Heinemann), são realmente diferentes das identificadas por Murrill (cogumelos da Flórida). Eis o motivo por que, nomeia-se, atualmente, essa espécie de cogumelo, como sendo o Agaricus blazei (Murrill) ss. Heinemann, ou como uma nova espécie: Agaricus brasiliensis (Wasser et al.)
Há, também, perspectivas de que o mercado do A. blazei aumente consideravelmente, com o avanço das pesquisas sobre as propriedades preventivas e /ou curativas de extratos brutos e frações purificadas desse cogumelo. No Brasil, a lei do consumidor exige adequado resguardo quanto às alegações medicamentosas.
Nesse aspecto, vêm sendo esclarecidos alguns mitos e verdades sobre sua composição bioquímica, posologia e sobre seus efeitos antimutagênicos, anticarcinogênicos, imunomoduladores, fitoprotetores, e em radiorespostas, graças a um Projeto Temático, financiado pela FAPESP, que contou com a participação de 83 pesquisadores de várias instituições de pesquisa.
As linhagens e tecnologias de cultivo, visando a maior produtividade, (formulação do substrato, compostagem, pasteurização e condicionamento do composto, indução de primórdios e camadas de cobertura), podem, também, interferir nas propriedades nutracêuticas do cogumelo. Por outro lado, conhecer e controlar as contaminações, doenças e pragas do cultivo, sem uso de agrotóxicos e com boas práticas agrícolas, são essenciais à qualidade sanitária do cogumelo para uso nutracêutico. A versão atualizada do curso Cultivo do Cogumelo Medicinal, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta essas técnicas de cultivo, de forma clara e objetiva. Vale a pena estudá-lo.
Prof. Dr. Augusto Ferreira da Eira
Pesquisador do Módulo de Cogumelos Comestíveis
Deptº de Defesa Fitossanitária da UNESP - Botucatu
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Carla da Silva ribeiro
12 de fev de 2018Gostaria de saber como faço pra cultivar?

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de fev de 2018Olá Carla,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

joao victor
15 de abr de 2015Como faço para produzir aqui no meu sitio tenho interesse?

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de abr de 2015Olá, João Victor!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos