
O potencial dos cogumelos como fonte alternativa de proteína bruta pode ser avaliado pelos dados da Tabela abaixo, enfocando a produção de proteína e energia bruta de vegetais e animais.
“O valor nutritivo, em proteína, é maior do que da maioria das frutas e legumes, e o teor de vitaminas é excepcionalmente alto, mas varia com a espécie do cogumelo. Além disso, dados recentes comprovam, para cogumelos comercializados no Brasil, e levados teores de vitaminas do complexo B”, afirma Dr. Augusto Ferreira da Eira, professor do Curso CPT Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake.

(*) Carboidratos = 100 - (% Proteína + % Gordura + % Cinzas) Fontes: Exceto quando indicado (números), os valores desta Tabela foram a daptados de Zadrazil e Dube, 1992; (1) adaptado de Eira, 2003; (2) Queiroz et al., 2004, produção de shiitake (linhagem LE 96/17) em toros de E. saligna de 7 corte, sem adição de nutrientes na imersão; (3) idem, com adição de 0,35 g/L de sulfato de amônio e 0,15 g/L de superfosfato durante a imersão; (4) idem, com uma dosagem 10 vezes maior; (5) Gonçalves, 2002, produção de shiitake em cultivo axênico com a linhagem LE 96/17; (6) idem, com a linhagem LE 98/42; (7) idem, com a linhagem LE 98/48; (8) idem, com a linhagem LE 98/56; (9) Furlani, 2004).
Resumindo:
Os cogumelos são ricos em minerais, tais como, potássio, fósforo, manganês, ferro e cálcio, bem como em vitaminas: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), piridoxina (vitamina B6), cobalamina (vitamina B12), ácido pantotênico, biotina (vitamina H), niacina, ácido fólico e relativamente pobres em ácido ascórbico (vitamina C).
Contêm ergosterol (vitamina D), tocoferol (vitamina E), quinona (vitamina K) e, ainda, são fontes de quase todos os aminoácidos.
Os cogumelos comestíveis são considerados um alimento em excelência: contêm poucas calorias em termos relativos, sendo, portanto, muito indicados para o estilo de vida sedentária do homem moderno, cuja atividade física é cada vez menor.
Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Quais cogumelos comestíveis cultivar e vender? Shimeji e Hiratake!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Cogumelos Comestíveis.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.