WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dica de uma fonte alternativa de proteína bruta? Cogumelos comestíveis!

O valor nutritivo, em proteína, é maior do que da maioria das frutas e legumes, e o teor de vitaminas é excepcionalmente alto, mas varia com a espécie do cogumelo

Dica de uma fonte alternativa de proteína bruta? Cogumelos comestíveis!   Artigos Cursos CPT

 

O potencial dos cogumelos como fonte alternativa de proteína bruta pode ser avaliado pelos dados da Tabela abaixo, enfocando a produção de proteína e energia bruta de vegetais e animais.

“O valor nutritivo, em proteína, é maior do que da maioria das frutas e legumes, e o teor de vitaminas é excepcionalmente alto, mas varia com a espécie do cogumelo. Além disso, dados recentes comprovam, para cogumelos comercializados no Brasil, e levados teores de vitaminas do complexo B”, afirma Dr. Augusto Ferreira da Eira, professor do Curso a Distância CPT Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake.


 

Tabela - Composição aproximada de alguns cogumelos comestíveis   Artigos Cursos CPT

(*) Carboidratos = 100 - (% Proteína + % Gordura + % Cinzas) Fontes: Exceto quando indicado (números), os valores desta Tabela foram a daptados de Zadrazil e Dube, 1992; (1) adaptado de Eira, 2003; (2) Queiroz et al., 2004, produção de shiitake (linhagem LE 96/17) em toros de E. saligna de 7 corte, sem adição de nutrientes na imersão; (3) idem, com adição de 0,35 g/L de sulfato de amônio e 0,15 g/L de superfosfato durante a imersão; (4) idem, com uma dosagem 10 vezes maior; (5) Gonçalves, 2002, produção de shiitake em cultivo axênico com a linhagem LE 96/17; (6) idem, com a linhagem LE 98/42; (7) idem, com a linhagem LE 98/48; (8) idem, com a linhagem LE 98/56; (9) Furlani, 2004).

Resumindo:


Os cogumelos são ricos em minerais, tais como, potássio, fósforo, manganês, ferro e cálcio, bem como em vitaminas: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), piridoxina (vitamina B6), cobalamina (vitamina B12), ácido pantotênico, biotina (vitamina H), niacina, ácido fólico e relativamente pobres em ácido ascórbico (vitamina C). Contêm ergosterol (vitamina D), tocoferol (vitamina E), quinona (vitamina K) e, ainda, são fontes de quase todos os aminoácidos. Os cogumelos comestíveis são considerados um alimento em excelência: contêm poucas calorias em termos relativos, sendo, portanto, muito indicados para o estilo de vida sedentária do homem moderno, cuja atividade física é cada vez menor.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quais cogumelos comestíveis cultivar e vender? Shimeji e Hiratake!
Cogumelos contaminados por fungos e bactérias? Isso é possível?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Cogumelos Comestíveis.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!