WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Controle de formigas com a Bioisca: como fazer

Para o controle de formigas com o bioisca é necessário identificar os formigueiros e os seus principais olheiros de alimentação

Controle de formigas com a Bioisca: como fazer   Artigos Cursos CPT

 

Para o controle de formigas com o Bioisca é necessário identificar os formigueiros e os seus principais olheiros de alimentação. Para a identificação desses olheiros, é fundamental percorrer uma área no entorno do formigueiro. “Seguir os carreiros é uma boa forma de identificar esses olheiros. Diferentemente dos outros métodos, não é necessário medir o formigueiro”, afirma Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso a Distância CPT Controle de Formigas Cortadeiras, em Livro+DVD e Curso Online.

Ao identificar os olheiros, marque-os com uma estaca. Essa marcação é fundamental, para que não fiquem olheiros sem o controle e também para que, durante o período de acompanhamento, todos os olheiros sejam vistoriados.

Antes de iniciar o controle, identifique todos os olheiros de abastecimento e os marque com uma estaca. Prepare uma garrafa pet seca e sem cortes para cada olheiro de alimentação e acrescente cerca de 750 g de Bioisca em cada uma. Para evitar que entre umidade ou água na garrafa, dobre o seu terço superior de forma que o bico da garrafa fique sempre virado para baixo.

O bioisca deve ser acondicionado em garrafas pet até completar cerca de 2/3 de seu volume, que corresponde a cerca de 750 g por garrafa. Posteriormente, o bico deve ser dobrado para impedir a entrada de umidade.

Coloque uma garrafa com o Bioisca em cada olheiro entre 10 e 20 cm de sua entrada. Como não existe rejeição do Bioisca pelas formigas, como ocorre com outros tipos de isca formicida, o Bioisca pode ser colocado até mesmo dentro do olheiro ou por cima dos carreiros, mas recomendamos que seja colocado ao lado de cada estaca, a 20 cm da entrada do olheiro ou do carreiro de alimentação.

As garrafas devem ser colocadas em cada olheiro de alimentação previamente marcado entre 10 e 20 cm de distância. Dois dias após, volte ao formigueiro para realizar a vistoria e rearranjo das garrafas pet com a isca. As garrafas que ainda possuírem mais de 300 a 400 g de isca podem ser retiradas ou remanejadas para os olheiros que ainda estiverem consumindo a isca. Nos olheiros que consumirem mais de 400 g de isca, devem ser mantidas as garrafas pet e reabastecidas com isca. Esse processo deve ser repetido a cada 2 dias, até que todos os olheiros estejam saturados com a isca, ou seja, que não estejam mais consumindo a isca disponibilizada na garrafa pet. Em formigueiros muito grandes, esse processo pode demorar até 15 ou 20 dias. Com esse processo de saturação, até mesmo as panelas mais profundas, que podem estar a até 8 m de profundidade, serão abastecidas e o formigueiro controlado.

Depois que as formigas não estiverem mais transportando as iscas, certamente, ainda continuará a sua atividade, pois, como o Bioisca atua no controle do fungo, as formigas ficarão sem alimentação e, como são muito resistentes, podem ficar até 60 dias sem comer, até morrerem de inanição. Mas, nesse período, mesmo que ocorra atividade das formigas, elas não estarão mais cortando e, portanto, não existirão mais os danos financeiros.

A quantidade de Bioisca gasta para se conseguir controlar um formigueiro é muito variável e dependente, principalmente, do tamanho do mesmo, mas não é incomum formigueiros muito grandes consumirem até 10 kg de isca. Com essa metodologia, por maior que seja o formigueiro, a eficiência do controle é próxima a 100%.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Entenda a organização social das formigas cortadeiras
Qual tipo de formiga causa mais danos à agropecuária? As Saúvas Atta!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!