
O processo de aprendizagem se constrói, na escola e fora dela, resultando num somatório de conhecimentos adquiridos. Assim, ao longo de sua formação, da infância até a adolescência, as crianças procuram compreender o que passa a seu redor por meio de esquemas mentais, assimilando, agindo e fazendo operações. Essa compreensão, com o tempo, vai se modificando como resultado de seu amadurecimento biológico e, também, das experiências acumuladas, das trocas interpessoais e transmissões culturais vivenciadas.
Nesse contexto, a escola e, mais especificamente, a sala de aula têm um papel fundamental. Entretanto, elas nem sempre têm correspondido aos nossos objetivos nem às expectativas de pais, alunos e dos nossos colegas professores.
Segundo Adriana Silva Fialho Cambuí, pedagoga, pós-graduada em Gestão da Qualidade e em Administração de Recursos Humanos, professora do Curso CPT Como Fidelizar os Estudantes de Sua Escola, “São muitos os fatores que dificultam a busca por melhores resultados na educação formal, estando entre os principais a falta de conhecimento das estratégias de gestão escolar”.
Uma das maiores críticas referentes à forma de condução do ensino em todo o mundo diz respeito ao efeito de fragmentação do conhecimento, causado pela abordagem dos conteúdos, de forma isolada e separada por disciplinas. Essa maneira de lidar com o estudo é vista como um fator limitante para a aprendizagem, pois as informações recebidas pelos alunos chegam de forma descontextualizada e desagregada desde os anos iniciais de formação escolar.
A pergunta que muitos docentes se fazem é a seguinte: o que fazer para melhorar o processo de aprendizagem infantil? E a resposta é bem simples. Existem três estratégias básicas utilizadas para se trabalhar e inter-relacionar os conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas: a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
1) Multidisciplinaridade |
Na multidisciplinaridade, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado fenômeno.
Na multidisciplinaridade, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado fenômeno, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Ou seja, um elemento é abordado em disciplinas diferentes, cada uma delas contribuindo de alguma maneira para explicá-lo, com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento. Por exemplo: para analisar determinado fenômeno ligado à biologia, podemos utilizar dados vindos da matemática e da geografia.
2) Interdisciplinaridade |
Na interdisciplinaridade, de forma diferente, duas ou mais disciplinas interagem seus conteúdos para aprofundar o conhecimento sobre aquele fenômeno.
Na interdisciplinaridade, de forma diferente, duas ou mais disciplinas interagem seus conteúdos para aprofundar o conhecimento sobre aquele fenômeno. Essa estratégia proporciona uma aprendizagem bastante rica e estruturada, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas. Isso ocorre quando, por exemplo, a biologia utiliza conhecimentos de matemática e de geografia para explicar o fenômeno, ainda que sob a ótica da biologia.
3) Transdisciplinaridade |
Já na transdisciplinaridade, a abordagem é mais complexa, não havendo a divisão do conhecimento em áreas ou disciplinas.
Já na transdisciplinaridade, a abordagem é mais complexa. Não há a divisão do conhecimento em áreas ou disciplinas, como ocorre no currículo escolar. A cooperação entre as várias matérias é tamanha, que não se consegue mais separá-las: acaba surgindo uma nova "macrodisciplina". Essa prática é viável somente se não houver fragmentação do conhecimento.
Conheça os Cursos CPT da área Administração Escolar.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.