O Projeto Político Pedagógico - PPP - tem como função definir a identidade da escola e indicar caminhos para que os professores consigam ensinar com qualidade e caminhos para que os alunos consigam aprender com sucesso. Trata-se de um documento em constante construção, escrito a muitas mãos, que necessita de um trabalho em equipe para mantê-lo vivo e em pleno funcionamento.
O principal problema enfrentado pelo PPP em escolas por todo o Brasil é o fato de ele ser considerado mero documento, exigência legal, não sendo visto como um recurso escolar para melhorias contínuas. Sendo assim, é comum encontrarmos escolas, entre outras atividades, copiando o PPP uma das outras, como se a realidade por elas enfrentada fosse a mesma. Outro problema largamente encontrado, é o fato de as ações praticadas no dia a dia da escola não estarem de acordo com aquilo que está descrito no papel, ou seja, inexiste diálogo entre PPP e Escola.
É importante saber que toda instituição de ensino tem seus próprios objetivos, estabelecem suas próprias metas e estipulam prazos para o cumprimento de suas aspirações. É exatamente isto, ou seja, esses objetivos, metas, prazos e aspirações, que dão origem ao PPP.
Como estrutura básica, o PPP requer as seguintes informações:
- Histórico da escola;
- Localização da instituição;
- Composição do corpo técnico;
- Característica da clientela;
- Composição do conselho de escola e da Associação de Pais e Mestres.
Mas isto não é tudo. Apesar de serem informações importantes, o PPP também exige indicadores de fluxo e rendimento, tais quais:
- Taxas de evasão e abandono;
- Índices de reprovação;
- Aproveitamento em avaliações externas e internas;
- Disciplinas críticas.
Estes dados de caracterização são fundamentais para o PPP, afinal são eles que mostram o que os alunos mais aprendem e o que eles deixam de aprender.
São partes essenciais do PPP
- Missão da escola, ou seja, tipo de alunos que ela quer formar;
- Caracterização da escola e de sua comunidade;
- Planos de ação e projetos para atacar as principais dificuldades.
Por meio dessas três diretrizes, o PPP indica a direção a seguir, na qual gestores, professores, funcionários, alunos e famílias precisarão, juntos, determinar os seguintes tópicos escolares:
- Missão da Escola;
- Clientela;
- Dados sobre a aprendizagem;
- Relação com as famílias;
- Recursos;
- Diretrizes pedagógicas;
- Plano de ação.
Devido ao fato de possuir inúmeras informações relevantes, o PPP passa a ser uma ferramenta de planejamento e avaliação para todos os membros das equipes gestora e pedagógica da escola consultarem a cada tomada de decisão. Desta forma, é importante que ele esteja sempre atualizado, já que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos.
Planos de ação
Com base nos indicadores sobre as disciplinas escolares, internos e externos, por exemplo, registros de avaliações, SARESP, Prova Brasil, monitoramento interno e de rede, e reprovações, sugere-se montar um quadro com planos de ação que possam ser discutidos com os professores. A intenção é buscar uma solução para cada problema enfrentado.
Um plano de ação deve abordar, por exemplo, os seguintes itens:
- Planejamento do diagnóstico;
- Realização do diagnóstico;
- Problematização dos dados obtidos;
- Reelaboração das reuniões de formação com os professores;
- Replanejamento das atividades.
A partir destas informações é possível pensar no que se deve investir para que as crianças aprendam, como grupos de apoio, monitorias, acompanhamento pedagógico, entre outros.
Se o problema da escola for evasão, por exemplo, sugere-se que o plano de ação contemple as seguintes estratégias:
- Mapear os alunos a partir dos dados da matrícula e de entrevistas;
- Definir o período das entrevistas;
- Pensar nos critérios de formação de classe;
- Pensar nos critérios da escolha do professor;
- Fazer reuniões com professores e repensar a didática das aulas.
Em seguida, cria-se um quadro de responsabilização, delegando responsailidades pré-determinadas aos seguintes segmentos escolares:
- Direção;
- Coordenação;
- Professores;
- Alunos;
- Família;
- Secretaria da rede.
Contendo:
- O nome dos envolvidos;
- A ação a ser executada; e
- O prazo para a realização da tarefa.
Resumindo, o PPP, por ser um projeto, reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. Por ser político, ele enxerga a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. Por fim, por ser pedagógico, o PPP define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Gestão Escolar.
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