WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Evasão escolar - saiba como combatê-la

O abandono escolar é preocupação dentro das escolas públicas e privadas. Trata-se de um problema de cunho social em nosso país que só pode ser amenizado por meio da monitoração dos alunos

Evasão Escolar

O abandono escolar é uma grande preocupação dentro das escolas públicas e privadas, e é um tema discutido entre pedagogos, psicólogos e demais profissionais da educação, tornando-se um problema de cunho social em nosso país. A repercussão do abandono traz sérias consequências aos alunos, à escola e à comunidade.

Mas, afinal, o que fazer para evitar a evasão escolar? A resposta a esta pergunta é simples: monitoração! Existem situações diversas que forçam a evasão escolar. Entre elas, destacam-se:

Evasão escolar - saiba como combatê-la
1- Dificuldades na aprendizagem;
2- Desestruturação familiar;
3- Situação socioeconômica ruim;
4- Problemas de saúde;
5- Bulling;
6- Metodologias de ensino nada atrativas e recursos didáticos ultrapassados ou inadequados;
7- Excesso de alunos em sala de aula;
8- Infraestrutura escolar precária;
9- Dificuldades de relacionamento;
10- Ausência de programas de apoio psicopedagógico; e
11- Violência física e psicológica dentro de casa.


Todos esses fatores dificultam a permanência do aluno na escola e a reprovação (boletins de notas) torna-se uma constante em sua vida. A falta de motivação, somada às inúmeras dificuldades no meio escolar, provoca uma ruptura e o afasta da sala de aula. Para que possam minimizar esses problemas, os educadores precisam estar em sintonia com a realidade dos alunos, acompanhar de perto suas deficiências, visando saná-las antes que abandonem a escola.

Para a escola, por sua vez, o que a evasão dos alunos pode acarretar? O resultado da desistência é extremamente desfavorável para a escola, pois uma sala de aula com menos alunos, não reduz os custos fixos, e a receita diminui, tornando-se um sério problema de ordem financeira para a instituição.


Como, afinal, o monitoramento dos alunos pode ajudar a conter a evasão dos alunos? Seja por motivos internos ou externos à escola, deve-se considerar que o monitoramento do comportamento e desempenho dos alunos deve fazer parte da rotina. Se houver um monitoramento efetivo do professor e de toda a equipe da escola, é possível que ele dê prosseguimento em seus estudos e se sinta assistido e, sobretudo, motivado a continuar na instituição.

Conheça o Curso CPT Como fidelizar os estudantes de sua escola.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!