WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Confeitaria oferece delícias que unem sabor, beleza, criatividade e inovação

Os confeiteiros tiram proveito não só do paladar e olfato, como também da visão, que caracterizam os confeitos como uma arte

 

 A arte da confeitaria chegou ao Brasil por volta dos anos 50 e 60, trazida da França, famosa como "o centro dos doces refinados e requintados".

 

A palavra confeitaria vem do latim confectum e significa “aquilo que é confeccionado com especialidade”. O consumo de alimentos doces pela humanidade existe desde a antiguidade.  Há quem diga que os romanos foram os primeiros na arte de confeitar, preparavam bolos e tortas com farinha, aveia, vinhos e até creme de leite. No Brasil, a arte da confeitaria (pâtisserie em francês), chegou por volta dos anos 50 e 60, trazida da  Europa, principalmente da França, famosa como o "centro dos doces refinados e requintados”.

Os confeiteiros estrangeiros vieram com as técnicas de  preparo do chantilly, do creme paris, da massa folhada, do fondant e começaram a trabalhar nas padarias brasileiras, já que, naquela época, eram poucas as confeitarias exclusivamente doceiras. A partir de então, aos poucos, as padarias começaram a ser “padarias e confeitarias”.

 Nos anos cinquenta, uma enxurrada de tecnologia invadiu as cozinhas: câmaras frias, vitrines refrigeradas, freezers, batedeiras, fornos elétricos, laminadoras, dentre outros. Com a facilidade de trabalho advinda da introdução dessas, o confeiteiro passou a dispor de mais tempo para estudar e desenvolver receitas mais requintadas, melhorando a qualidade dos doces. Logo, foram surgindo as exclusivas confeitarias, como as da atualidade.

A arte da pâtisserie mistura criatividade, sabor e inovação na elaboração dos inúmeros produtos possíveis de serem obtidos. Nela, cada pessoa se desenvolve ao longo do tempo, observando, praticando e tirando as suas próprias conclusões. E a base para que isso aconteça é, sem dúvida, uma boa dose de conhecimentos técnicos.

 

O quindim é um dos famosos doces da confeitaria brasileira.

 

Os confeiteiros tiram proveito não só do paladar e olfato, como também da visão, que caracterizam os confeitos como uma arte. Alguns doces são típicos de certos países ou regiões. No Brasil, são muito apreciados os quindins, a baba de moça, os bolos de fubá e milho, as roscas doces e queijadinhas. Em Portugal, os pastéis de Belém; na Itália, o zabayone; na Alemanha, o strudell; na França, os palmieres, dentre outros.

Para a realização de um trabalho de qualidade na confeitaria, é essencial o treinamento dos profissionais da área, que necessitam de habilidades especiais para o bom resultado no preparo dos confeitos. Como nessa arte o objetivo está voltado para os detalhes, o confeiteiro deve ser minucioso, detalhista, paciente, cuidadoso e, principalmente, criativo.

É exatamente para suprir a carência de conhecimentos técnicos relacionados à confeitaria em geral, em um mercado cada vez mais exigente, que  o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o “Curso Básico de Confeitaria”  em convênio com a HOTEC - Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Turismo e Gastronomia de São Paulo, no qual você recebe informações da professora Marina Queiroz, formada em gastronomia, especialista em panificação e confeitaria.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Atualmente, a arte da confeitaria está difundida no mundo todo, adaptando-se aos gostos e tradições de cada país. Com o conhecimento das técnicas associada a aptidão dos confeiteiros, surgem inúmeros e maravilhosos confeitos, atendendo a um mercado em constante expansão.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

cecilia cunha84

13 de mar de 2019

Gostaria de receber sobre confeitaria

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de mar de 2019

Olá, Cecília!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Estamos cadastrando seu endereço de email para que comece a receber nosso Boletim Informativo.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Laryssa Amorim

29 de jun de 2016

Queria saber o nome de queem escreveu e o ano?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jun de 2016

Olá Laryssa,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O presente artigo foi escrito em 10/05/2010, pelo setor de conteúdo do CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ronaldo Leal

7 de ago de 2014

A minha mulher tem vontade de abrir uma confeitaria, eu estou interessado em ajudá-la a realizar este sonho. Gostaria de saber como vocês podem me ajuda.. Ficarei grato, pois acabamos de nos casar e não disponho de capital para adquirir o material. ATT Ronaldo Leal

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de ago de 2014

Olá, Ronaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre confeitaria cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

PATRICIA VINAGRE

8 de out de 2013

Oi, estou encantada com o trabalho de vocês. Se possível gostaria de receber fotos de bolos de vcs. Grata. PATRICIA RIGUEL?

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de out de 2013

Olá, Patrícia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

edson mariano ferraz

8 de jul de 2013

oi, gostaria de saber se é possível cursar aos finais de semana

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de jul de 2013

Olá, Edson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entraram em contato para mais informações sobre o curso Básico de Confeitaria.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!