WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bolos e biscoitos são uma ótima fonte de renda extra

Bolos e biscoitos são tradicionais, pois valorizam a cultura local

Bolos e biscoitos são alimentos à base de farinha

Tanto os bolos quanto os biscoitos podem ser servidos no café da manhã e nos lanches da tarde

Bolos e biscoitos são alimentos à base de farinhas (a farinha de trigo é a mais usada). Eles podem ser tanto doces quanto salgados, ambos assados no forno. São servidos em festas, casamentos e mesmo no café da manhã e lanches ao longo do dia. Os biscoitos foram originados de pedaços de bolo que eram assados novamente, ficando mais crocantes. Ao longo dos tempos, houve mudanças nas fórmulas dos dois, mas sempre mantendo a mesma base.

A farinha de trigo, dependendo do tipo de bolo ou biscoito, pode ser substituída por milho, batata, maisena ou outra espécie de fécula. O açúcar também pode ser substituído por um adoçante artificial. Ovos, leite e gordura vegetal também são adicionados à fórmula para conseguir a consistência adequada. A proporção deve ser sempre seguida à risca. Qualquer um dos ingredientes, a mais ou a menos, faz a massa perder o ponto.

O sabor dos bolos e biscoitos é característico de cada região. Bolos e biscoitos são tradicionais, valorizam a cultura do local, portanto usam sabores típicos adicionados à massa base. Minas Gerais é um dos Estados com mais tradição em produção de bolos, biscoitos e pães.

A EMATER-MG exerce um grande apoio aos produtores desses tipos de alimento, tentando mostrá-los como melhorar a qualidade destes. A legislação de alimentos também tem suas particularidades. Cabe à EMATER auxiliar no cumprimento dessas normas.

Etapas de processamento devem ser rigorosamente controladas para se obter produtos de qualidade com baixo custo. Assim, algumas regras devem ser seguidas:

1) Escolha dos ingredientes, que devem ser de boa qualidade;
2) A proporção dos ingredientes deve ser exata;
3) A temperatura dos ingredientes, durante o preparo, deve ser observada;
4) Deve-se seguir uma ordem e métodos de misturar os ingredientes;
5) A temperatura e período de tempo para assar devem estar corretos.

“A qualidade de um produto está relacionada com o sabor, a textura, a aparência e outros fatores que dependem das interações entre vários ingredientes e condições de processamento”, afirma a professora  Maria da Graça Lima Bragança, do curso Como Produzir Bolos e Biscoitos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

    
Matéria- prima dos bolos e biscoitos

Farinha

É a principal matéria-prima utilizada. Geralmente representa 50% da massa. Os tipos mais utilizados de farinha são: a farinha de trigo, o polvilho, a araruta, o amido de milho
(maisena) e o fubá. No entanto, na compra de farinha de trigo, uma observação é muito importante, ela pode vir com outros ingredientes, como o fermento, ou pode ter um tipo de moagem diferente.

Açúcar

O açúcar entra em todos os tipos de massa, dando um sabor característico, além de contribuir na cor. Em casos onde são colocados após o produto feito, são utilizados como elementos de confeitaria.

Gorduras

As mais usadas são o óleo vegetal, a margarina, a manteiga e a nata. Elas contribuem para a maciez, consistência, textura, cor e cozimento.

Fermento


São usados o biológico, o bicarbonato de sódio, o bicarbonato de amônio, o cremor de tártaro e o extrato de malte. Todos causam o crescimento da massa.

Líquidos

São usados a água, os sucos e o leite. Agem na interação entre os ingredientes, facilitando a modelagem da massa.

Sal

É usado para equilibrar o sabor.

Ovos

Adicionam à massa maior valor nutritivo, pois são uma grande fonte de proteína. Além disso, tornam a massa mais leve e contribuem para um melhor sabor e aroma.

Outros

Outros ingredientes podem ser adicionados à massa para dar o sabor típico que se quer. Podem ser o chocolate, as essências de frutas, o café solúvel e as frutas frescas ou secas.

Uma receita saudável de bolo para complementar sua alimentação

Bolo integral de banana

Formulação

- 4 ovos inteiros;
- 6 bananas caturra cortadas em rodelas;
- 1/2 xíc. de chá de óleo de canola;
- 1/2 xíc. de leite desnatado;
- 1 xíc. de chá de farinha de trigo integral;
- 1 xíc. de chá de aveia;
- 2 xíc. de chá, não muito cheias, de açúcar mascavo;
- canela para salpicar;
- 1 col. de sopa de fermento em pó.

Tecnologia de fabricação

- Bata todos os ingredientes no liquidificador, com apenas 1 banana, coloque em forma untada com óleo e farinha;
- Ponha as rodelas de banana sobre essa massa e salpique com canela;
- Asse em forno pré-aquecido, a 180°C, por aproximadamente 50 min.

Obs.: A banana caturra é conhecida em algumas regiões por banana nanica.

Rendimento: 12 porções
Validade: 5 dias


Mercado para sua fábrica de bolos ou biscoitos ou para produção caseira


O mercado de bolos e biscoitos é bastante diversificado, compreendendo feiras livres, lojas especializadas (delicatessen), supermercados, padarias, restaurantes e lanchonetes à beira de rodovias, bem como restaurantes e hotéis. Portanto, focar-se em um destes é o primeiro passo. Em caso de uma empresa grande, deve-se atender a todos estes.

Alguns fatores são fundamentais para a conquista de mercado:

♦ a qualidade;
♦ o preço;
♦ a propaganda;
♦ a aparência (vidro e rótulo).

Dicas

Para você produzir bolos e biscoitos, que serão bem procurados, utilize sempre ingredientes típicos de sua região para acrescentar em sua massa. Da mesma forma, reduz o preço, pois pode ser sempre um alvo de curiosidade por parte de pessoas de lugares diferentes de sua cidade, além de   os ingredientes extras serem mais em conta para você.

Outra dica é procurar um especialista para auxiliar durante o início do investimento, bem como ter boas instalações, boas embalagens e boa estratégia de marketing.

 

Por Natália Mayrink De Lazzari

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!