Descubra qual é a melhor estratégia de como administrar uma empresa considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes
As funções administrativas de um administrador de empresas baseiam-se em dois princípios: planejar e organizar. “O planejamento, que envolve, além de decisões sobre objetivos, as definições de planos para alcançá-los; e a organização, que tem por objetivo distribuir recursos e atividades, visando atingir os objetivos propostos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
O crescente uso de tecnologia influencia fortemente o funcionamento das organizações, originando novas abordagens sobre a administração de empresas, o que faz surgir, desta forma, as teorias Sistêmica e Contingencial, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
Uma das principais atribuições do gestor é o planejamento, a primeira função do processo administrativo, que servirá de base para as demais. Planejar significa olhar ao mesmo tempo para o passado, para o presente e para o futuro. “Olhamos para o passado para ter uma base do que já foi realizado, quais intercorrências influenciaram, quais os erros e os acertos cometidos. No presente, observamos o ambiente, a situação atual da empresa, as possibilidades e os riscos.
Na Abordagem Clássica, Taylor elenca os princípios da administração científica como: planejamento, preparo e controle. De semelhante forma, Fayol definiu as funções do administrador como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. A Abordagem Neoclássica da Administração reorganiza esses elementos, propondo a administração como um processo composto de quatro funções administrativas, como aceitas até os dias atuais: planejamento, organização, direção e controle.
A missão é uma declaração única que representa a identidade da empresa, estabelecendo o seu propósito mais amplo; é a razão de existir da empresa no momento presente
Quer montar uma empresa de limpeza, varrer a concorrência, limpar a sujeira de forma eficaz, brilhar no mercado e ter sucesso no empreendimento? Então, siga as dicas abaixo.
O mercado-alvo é o segmento de mercado que a empresa se esforça para atender com o seu composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção), afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa. A empresa deve definir quem está dentro ou fora do segmento de mercado que pretende atender. Um segmento, por sua vez, precisa evidenciar um potencial atual ou uma necessidade potencial, ser economicamente acessível, reagir aos esforços de marketing e ser estável.
A propaganda compreende implantar, incutir uma ideia, uma crença na mente alheia, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas. As finalidades da propaganda são descritas por Kotler (2000) como: fixação do nome da empresa em longo prazo (propaganda institucional), desenvolvimento de marca em longo prazo (propaganda de marca), divulgação de informações sobre uma venda, serviço ou acontecimento (propaganda classificada), anúncio de uma venda especial (propaganda de vendas) e assim por diante.
A capacidade de promover mudanças e se adaptar às alterações no ambiente são condições básicas de sobrevivência das empresas no mercado cada vez mais dinâmico. “Entendendo mudança como uma transição de uma situação para outra, concluímos que mudança implica ruptura, transformação e renovação”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.