O gestor de uma empresa, geralmente, não é o executor, e sim o responsável pelo trabalho de um grupo a ele subordinado. É o indivíduo que tem a função de tomar decisões nas organizações, visando alcançar os objetivos previamente estabelecidos. “A empresa alcança seus objetivos por meio das pessoas. Assim, o administrador trabalha coordenando e dirigindo as atividades de outros”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração.
Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas, destaca que a melhor estratégia para gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos, colocar os produtos e serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço.
Sempre temos a visão de que abrir e administrar um negócio é uma missão muito complexa e que acarreta grandes riscos. Muitos recusam a possibilidade de se responsabilizarem por uma atividade que envolva muito dinheiro. Temem o prejuízo, julgam-se incapazes e preferem se acomodar em funções em que um erro não compromete tanto.
No Brasil, há incontáveis situações em que as "portas se abrem" facilmente para a entrada da corrupção. Paga-se e recebe-se propina em vários momentos, como em licitações, na liberação de alvarás, na prestação pública de serviços, entre outras. Tentando eliminar as fraudes e combater esse grande mal que afeta não só o ambiente empresarial, como também o consumidor, desde o dia 29 de janeiro deste ano, o governo pôs em vigor a Lei nº 12.846, também chamada de Lei Anticorrupção, válida para todos os tipos e portes de empresas. Nesta nova lei, as pessoas jurídicas são responsabilizadas e punidas severamente por atos fraudulentos contra a administração pública. Como punição, a empresa pode pagar multa de até 20% do seu faturamento bruto do ano anterior, excluindo os impostos, reparação integral do dano causado, ter sua punição publicada em um veículo de grande circulação, ser proibida de receber empréstimos bancários de instituições financeiras públicas, perda dos bens ou dos valores obtidos em decorrência da infração, suspensão das atividades da empresa e até ter a empresa dissolvida. Portanto, para evitar problemas com a Lei Anticorrupção é importante seguir algumas dicas, tais como:
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável, que reduz os custos da energia elétrica fornecida por concessionárias. Por conta disso, cada vez mais pessoas têm aderido a essa fonte de energia. Como a instalação é um procedimento complexo e exige muita atenção e cuidado, montar uma empresa de energia solar pode ser tornar um negócio lucrativo e promissor.
As micro e pequenas empresas, incontáveis padarias espalhadas por todo o país, geralmente são empresas familiares, isto é, são administradas e operacionalizadas pelos membros de uma mesma família. Sua operacionalização costuma ocupar todo o tempo das pessoas, exigindo da mão de obra dedicação exclusiva.
Como realizam tarefas variadas e com curto tempo para decidir, os administradores dependem das relações com indivíduos internos e externos à organização para obterem informações com vistas à tomada de decisão. Como defendido por Henry Mintzberg citado por Sobral e Peci: Os administradores possuem autoridade formal pelo cargo que ocupam, que, por sua vez, lhes confere status.
Em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, o sucesso ou o insucesso de uma organização está diretamente relacionado à forma como ela é administrada. “Entram aqui, dois conceitos dos quais depende a administração das empresas: Eficácia e Eficiência”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Fundamentos da Administração.
Quais as duas funções do gestor? O planejamento e a organização. E quanto as funções que compõem o processo administrativo? Simples: a direção e o controle. “Enquanto a função de planejamento cuida do futuro da empresa, traçando objetivos e estratégias, a função de organizar estabelece a estrutura e recursos para a realização desses planos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
Administrar é ordinariamente definido como a arte de tomar decisões. Na decisão, as características das pessoas e os instrumentos que utilizam são determinantes para o alcance dos objetivos. O professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres do Curso de Administração Financeira na Pequena Empresa, diz que: “Existem algumas características comuns nas pessoas que administram empresas, e que as qualificam conforme a sua atuação e resultados obtidos.”