
O mercado-alvo é o segmento de mercado que a empresa se esforça para atender com o seu composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção), afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa.
A empresa deve definir quem está dentro ou fora do segmento de mercado que pretende atender. Um segmento, por sua vez, precisa evidenciar um potencial atual ou uma necessidade potencial, ser economicamente acessível, reagir aos esforços de marketing e ser estável.
Segmentos que surgem e desaparecem não são interessantes. Uma boa segmentação envolve a divisão do mercado por uma sucessão de variáveis. As bases utilizadas para esta divisão são: localização geográfica (limites políticos, área comercial); características demográficas (idade, sexo, estado civil, raça, nacionalidade, religião, tamanho da família); características socioeconômicas (renda ocupação, educação); características psicológicas (personalidade, atitudes, estilo de vida, atividades, interesses, opiniões ou valores); características relativas ao atributo do produto (benefícios, lealdade à marca); características comportamentais do consumidor (razões de compra, lealdade, influência de compra); características relativas ao benefício buscado pelo consumidor (satisfação sensorial, psicológico); características relativas ao ramo de marketing (tipo de atividade, tipo de distribuição ao consumidor, tipo de compradores); características relativas ao marketing mix (preço, marca, promoção de vendas, merchandising, publicidade, esforço de vendas, canal de distribuição).
O equilíbrio financeiro depende de um correto posicionamento estratégico no seu segmento de mercado, para depois estruturar os recursos de forma a obter o maior benefício na venda de produtos e serviços.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Planejamento financeiro e controle financeiro na gestão empresarial
- Quais são os 10 princípios do controle financeiro, você sabe?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.