
Definindo qual a missão de uma empresa podemos estabelecer qual é o seu propósito e a razão de existir da empresa.
A missão é uma declaração única que representa a identidade da empresa, estabelecendo o seu propósito mais amplo. A missão é a razão de existir da empresa no momento presente. O cliente é o ponto de partida e o fator mais importante para a definição da missão.
Perguntas que devemos responder para elaboração da missão corporativa?
- O Fazer o que? Qual o negócio?
- Que objetivo temos, associado ao lucro?
- Que temos de exclusivo nos serviços?
- Para quem? Quem é o cliente?
- O que compra o nosso cliente?
- O que podemos fazer para manter os atuais clientes e para conquistar os potenciais?
- Quais são os desejos dos clientes não atendidos?
- Quais são as inovações de interesse para o cliente?
- Onde será nossa base?
- Quais são as nossas prioridades?
- Qual a nossa estratégia para escolher o mercado-alvo, nossa estratégia de segmentação?
- Como atingiremos o mercado-alvo?
- Quais são nossas forças internas significativas?
- Qual o nosso desafio?
- Qual o nosso diferencial?
- Com que finalidade estamos nesse negócio?
- Atendemos a que grupos de interesse?
Metodologia para formação da missão – Missão de uma instituição bancária
“Prestar serviços de financiamento e outros correlatos (fazer o quê), a pessoas físicas e jurídicas (para quem) e em qualquer país (onde), de modo que sejam antecipadas e satisfeitas as necessidades dos clientes a um alto nível de qualidade nos serviços e no desempenho do pessoal (como) e atendendo, de forma adequada, aos interesses dos acionistas, clientes, funcionários e à comunidade com um todo (com que finalidade).”
Exemplos de missão
- McDonald's: “Satisfazer o apetite do mundo inteiro com boa comida, bem servida, a preço acessível.”
- IBM: “Criar valor oferecendo produtos e serviços que ajudem os clientes a ter sucesso. Estas ofertas incluem: serviços, software, produtos e tecnologia.”
- Rede Globo: “Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da informação e do entretenimento.”
Para elaborar a missão é importante considerar os seguintes aspectos
- estabelecimento da missão é uma atividade coletiva;
- definição dos propósitos orienta a elaboração;
- análise dos cenários é o plano de fundo; e
- definição da postura é construída a curto e médio prazo.
Declaração da Missão da empresa
- número limitado de metas;
- enfatiza as principais políticas e valores; e
- define os escopos competitivos.
Para escrever a missão de sua empresa, inicie com um verbo no infinitivo, denotando a ação que se pretende. Em seguida, acrescente as demandas que serão atendidas e como atendê-las.
Exemplo:
“Encontrar solução e aplicá-las em produtos e serviços na área de revestimento que viabilizem o sucesso de nossos clientes.”
“Proporcionar aos nossos clientes melhor qualidade de vida, oferecendo excelentes serviços de iluminação planejada.”
Agora utilize estas informações citadas acima, discuta em grupo e chegue a um consenso de qual é a missão de sua empresa!
Aprimore seus conhecimentos.
- Conheça o Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas.
- Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.