WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Viveiro de mudas: conheça os passos para criar um negócio

Ter um viveiro é uma grande oportunidade de negócio. Saiba o que é necessário para produzir suas próprias mudas e aumentar sua renda.

Mudas - imagem ilustrativa

Os viveiros são muito importantes quando se trata do plantio de determinadas culturas, pois é nesses espaços que se dá o desenvolvimento de sementes até que elas se tornem mudas e estejam aptas a serem plantadas em outros espaços.

Eduardo Elias, um dos professores do Curso CPT Profissionalizante de Viveirista, afirma que os viveiristas vem ganhando destaque no mercado, mas completa que não é fácil ter sucesso na área. É necessário entender como montar um viveiro, planejá-lo, instalar os insumos necessários e entender sobre o cultivo das mudas.

Para implantar um viveiro, é importante saber algumas informações, como os tipos de viveiros existentes, em quais localizações é interessante se construir um viveiro e como montá-lo e manejá-lo, o que envolve equipamentos e mão de obra.

Tipos de viveiro de mudas

Existem três tipos principais de viveiros: os permanentes, os temporários e os de espera.

Os viveiros permanentes são destinados para vários ciclos de produção de mudas, então é necessária uma estrutura grande e sofisticada.

Os viveiros provisórios têm como objetivo atender uma demanda específica, então eles podem ser mais simples que os viveiros permanentes. Geralmente, os viveiros provisórios são instalados próximo ao local do plantio final e desativados após o uso.

Os viveiros de espera são áreas próximas ao local de plantio final e são utilizados para aclimatar as mudas às condições necessárias para seu cultivo posterior.

Localização dos viveiros

Para montar seu viveiro, é importante definir a localização adequada, e para isso você deve se atentar a alguns fatores, como: proximidade da área de comercialização ou plantio final; facilidade de acesso a insumos; proximidade e abundância de fontes de água para irrigação; ser uma área de condições climáticas favoráveis, arejada, ensolarada e sem ventos fortes; não haver inclinação maior que 3% e; ausência de plantas daninhas.

Outro fator essencial para a instalação de um viveiro é a existência de leis municipais. É importante verificar em quais áreas e bairros pode ser feita a construção.

Montando um viveiro

A estrutura do viveiro deve conter casas de vegetação para controlar as condições climáticas e um galpão semiaberto para possibilitar o trabalho em dias de chuva. Além disso, é preciso um galpão de armazenamento de insumos, um reservatório de água, um almoxarifado para guardar ferramentas e outros itens, um escritório e um espaço para recepção de clientes.

Para que o calor seja controlado, é necessária uma lona transparente, a qual será colocada sobre as lonas a uma altura de cerca de três metros. Deve haver circulação de ar ao mesmo tempo em que se evita o contato direto com raios solares.

Equipamentos e mão de obra

É importante contratar mão de obra qualificada para cuidar do viveiro, e o número de funcionários do viveiro deve variar de acordo com as tarefas necessárias. O viveiro deve ser equipado de ferramentas como enxadas, pás, tesouras de podas, serrotes, baldes e regadores; equipamentos de irrigação, misturadores de substratos, balança e pulverizadores; insumos como sementes, substratos, agroquímicos e adubos; além de outros materiais, como embalagens e bandejas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo:

Curso Profissionalizante de Viveirista
Curso Produção de Mudas Frutíferas
Curso Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais

Fonte: Vivo: Destino Negócio – Destinonegocio.com
Por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!