WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Cultivo de tomate em estufa é uma ótima opção

O tomate é uma variedade de hortaliça que se beneficia muito com o cultivo protegido, sobretudo para a comercialização in natura

Cultivo de tomate em estufa

O cultivo em estufas é um sistema onde a planta está menos sujeita a intempéries climáticas como chuvas, ventos e grandes oscilações de temperatura. Com ele, ganhos expressivos de produtividade são alcançados, elevando consigo a qualidade e o padrão de produção, agregando valor ao produto. Apesar de seu maior custo de implantação, as estruturas são utilizadas durante vários anos, desde que tomados cuidados simples de preservação. Além disso, há economia expressiva no uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, por se tratar de um processo que permite maior grau de precisão na aplicação, menores perdas e por possibilitar manejos alternativos de nutrição e manejo de pragas, doenças e plantas invasoras.

Outro efeito importantíssimo do uso de cultivo protegido é a chance que o produtor tem de se beneficiar dos efeitos da sazonalidade de preços durante o ano. Um sistema bem conduzido de produção em estufas, atento principalmente às datas de plantio e colheita, permite ao produtor uma oferta constante de produto, diluindo as altas e baixas de preço do produto, tornando a atividade mais atrativa economicamente.

 

Para o tomateiro

O tomate é uma variedade de hortaliça que se beneficia muito com o cultivo protegido, sobretudo para a comercialização in natura, a qual, muitas vezes, privilegia a padronização do produto.

Rumy Goto, professora do Curso Online Cultivo de Tomate em Estufa da Universidade Online de Viçosa, explica que “a atividade em estufas permite a oferta constante do produto, oferecendo ao produtor que optar por essa técnica oportunidade de beneficiar-se da sazonalidade de preços e de quebras de produção, causadas por intempéries climáticas que afetam de maneira severa os produtores em campo aberto. Graças à lei da oferta e demanda, com a produção em campo aberto comprometida, os poucos tomates que chegarão ao mercado serão comercializados por preços muito maiores, gerando maior lucro por unidade ao produtor.”

O controle de microclima é a principal vantagem dos cultivos protegidos, uma vez que é por meio dele se consegue maior economia de irrigação e pulverização e melhor produtividade. No caso do tomate, esse fator é extremamente positivo, pois um dos manejos mais complexos, quando se trata da tomaticultura, é a exigência climática da lavoura para se obter um produto de qualidade.

 

Modelos de estufas

Desde que obedeçam aos critérios de ventilação, luminosidade, temperatura e umidade, todos os tipos de estufa são favoráveis ao cultivo do tomate.

Os tipos mais conhecidos são:

- Tipo capela: Recebe essa denominação por ter o desenho tradicional de maioria das capelas antigas, em que a cobertura segue o simples formato de duas águas. Também conhecida como treliça, funciona bem no escoamento rápido das águas pluviais, o que demanda o uso de um material pouco mais resistente.

- Tipo londrina: É o modelo mais barato para a implantação, porém o que mais apresenta empecilhos para a manutenção dos plásticos de cobertura. É um modelo no qual as águas da chuva são utilizadas para o uso no interior da estufa.

- Tipo arco: É o modelo mais evoluído das estruturas de madeira. O desenho em forma de um arco de sua cobertura faz com que haja um incremento na resistência aos ventos e a outras intempéries.

 

Para se informar mais sobre o assunto, adquira os Cursos Online da área de Horticultura da Universidade Online de Viçosa

Curso Online Cultivo de Tomate em Estufa

Curso Online Cultivo de Pepino em Estufa

Curso Online Cultivo de Pimentão em Estufa

 

Fonte: Campo e negócio - revistacampoenegocios.com.br

Por Bruna Falcone Zauza

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

José Cristóvão de Sena

6 de fev de 2021

Gostaria de receber mais informações sobre o curso. Tenho interesse.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de fev de 2021

Olá, José Cristovão

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Paulo de Bem

16 de jul de 2019

Gostei do site, tenho interesse em acompanhar as novidades.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de jul de 2019

Olá Paulo de Bem,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou do nosso site e se interessou em acompanhar as novidades. Você será cadastrado para receber nosso boletim informativo, através dele são enviados artigosm sugestões de cursos e promoções.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!