Muito antes da entrada da criança na escola, ocorre o início da compreensão e da construção das habilidades Matemáticas. Ainda cedo, ela faz julgamentos, que é o início do processo de raciocínio.
A criança calcula o espaço necessário para passar entre duas cadeiras para apanhar um copo de água sobre a mesa, calcula o quanto deverá levantar a mão para apanhar o copo, quanto de água tem dentro do copo, se quer ou não mais água, o tamanho do copo, em que posição deve colocar o copo para que ele não caia, e assim por diante, em tudo o que faz.
Dessa forma, “a criança aprende conceitos e habilidades importantes, mesmo antes de iniciar a vida escolar. O dia a dia da criança e a sua convivência com adultos na vida familiar ajudam muito no desenvolvimento da aprendizagem formal”, explica Luciana Fiel, Professora do Curso CPT Educação Infantil: Desenvolvimento da Linguagem Matemática.
Quando se pensa numa proposta de trabalho de Matemática para a Educação Infantil, deve-se encorajar a exploração de uma grande variedade de ideias Matemáticas, não apenas numéricas, mas também as relativas à geometria, às medidas e às noções de estatística. Assim, as crianças irão desenvolver e conservar prazerosamente uma curiosidade acerca da Matemática.
Um dos objetivos do “ensino” da matemática, nessa fase, deve ser o de desenvolver a capacidade de dedução (raciocínio lógico) e não a habilidade para calcular mecanicamente.
Na pré-escola, a matemática não deve ser vista como disciplina ou matéria escolar, mas como uma atividade do pensamento que está em permanente relação com suas atividades diárias na escola, em casa, ou em qualquer outro lugar.
Embora a contagem seja importante para a compreensão do próprio conceito de número, aprender números é mais do que contar. Por isso, o conhecimento matemático não pode ser visto como uma simples memorização de fatos.
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Por Daniela Guimarães.
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