Normalmente, os clientes contratam a imobiliária em virtude especialmente da confiança nos serviços prestados pela empresa, considerando o apego e a preocupação que as pessoas possuem por seus imóveis.
Afinal, o investimento na aquisição de um valioso patrimônio imobiliário foi decorrência de bastante esforço do proprietário do imóvel, às vezes, por várias gerações de uma mesma família, de maneira que a imobiliária deve compreender e absorver esses sentimentos e emoções, visando atuar com eficiência e profissionalismo para suprir as expectativas dos clientes com o rendimento dos aluguéis, a utilização satisfatória do imóvel e, ainda, com a necessidade de preservação/conservação desse valioso patrimônio imobiliário.
Fernando de Magalhães Júnior, Professor do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Imobiliária explica que, a partir do momento que for estabelecida a parceria entre os clientes e a sua empresa, no sentido de promover a locação de imóveis, a imobiliária basicamente deverá:
- Fazer a avaliação e a vistoria do imóvel;
- Promover a divulgação e a oferta dos imóveis;
- Atender e conquistar os inquilinos;
- Proceder à análise cadastral dos inquilinos e seus fiadores;
- Elaborar os contratos de locação e as vistorias dos imóveis;
- Realizar a cobrança dos aluguéis;
- Conferir e exigir o pagamento dos encargos locatícios;
- Descontar sua comissão e repassar o valor estabelecido no acordo com o proprietário;
- Fazer e controlar os lançamentos financeiros;
- Verificar e monitorar incidências tributárias;
- Solucionar eventuais pendências, em conformidade com os compromissos contratuais e as regras legais, tais como: atrasos de pagamentos, inadimplências, ausência de pagamentos de encargos locatícios, desgastes e avarias no imóvel etc.;
- Aplicar multas, conforme estabelecidos nos contratos, e de acordo com a legislação vigente;
- Realizar vistorias periódicas nos imóveis, especialmente por ocasião do encerramento dos contratos de locação;
- Cuidar para que os reparos necessários sejam realizados nos imóveis;
- Atender aos clientes, proprietários de imóveis, inquilinos e fiadores, fornecendo informações, cópias de documentos e qualquer instrução necessária para solução de assuntos relacionados à locação e ao imóvel etc.
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Por Daniela Guimarães.
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