WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uso do cinema/documentário como instrumento de ensino

Uso do cinema/documentário como instrumento de ensino

 

Da mesma maneira que analisamos os programas de televisão, o cinema/documentário, como produto televisivo, também deve ser assistido de forma crítica. Eles, além de serem obras que defendem determinados pontos de vista, tendem a espetacularizar os fatos apresentados. Essa forma de abordar qualquer fato é muito comum nesse tipo de obra. Isso porque apenas apresentar um fato, de maneira imparcial, pode não ser suficiente para conquistar a audiência pretendida. Por isso, se um programa irá mostrar uma determinada tecnologia, tende a valorizá-la ao extremo, esperando, com isso, valorizar o próprio programa.

As modernas linhas de documentários da televisão, com seus programas de heróis investigadores, fogem completamente do que propõem os documentaristas mais puristas. O apresentador/herói que consegue chegar a poucos metros de um jacaré, repetindo várias vezes que está correndo enorme risco de ser atacado, nunca revela que ao lado dele está o cinegrafista e seu ajudante, o sonoplasta e o produtor, que estariam correndo o mesmo risco de forma incógnita. E que, se na caminhada até a caverna por um caminho perigoso, o apresentador tiver medo e desistir de passar por uma ponte de cordas, a cena não será usada no filme.

O realismo do documentário, nesses casos, dá lugar a programas sensacionalistas, cheios de truques e montagens. Por isso, o professor deve tomar todos os cuidados necessários, ao usar esse tipo de mídia, e extrair dela o melhor para a aprendizagem de seus alunos.

Sensibilização

Um documentário, filme de ficção ou programa de televisão educativo ou de entretenimento podem ser muito úteis na introdução de um assunto, despertando a curiosidade e motivando os alunos a buscarem informações associadas à temática abordada na obra audiovisual.

Ilustração

Um audiovisual, particularmente o documentário, ajuda a ilustrar o que se fala em sala de aula, mostrando ao aluno imagens que eles provavelmente não poderiam ver pessoalmente. Seja uma dramatização histórica, uma obra etnográfica, um filme sobre a vida animal ou vegetal, ou explicando o funcionamento de uma máquina ou uma reação química, um filme tem um grande potencial de ilustração de conteúdos. É possível conhecer outras civilizações e culturas, lugares de difícil acesso, como a cratera de um vulcão ou o fundo do mar, e detalhes microscópicos da vida, que raramente temos a oportunidade de visualizar.

Simulação

Um filme pode mostrar reações químicas que poderiam ser perigosas para demonstração no laboratório da escola. Ou que fosse muito custosa ou exigisse muito tempo de preparação e demonstração. Uma boa animação pode mostrar o crescimento das plantas ou o movimento das nuvens ou das marés, em velocidade acelerada, ou o movimento de uma máquina ou o bater das asas de um beija-flor em câmera lenta. O filme pode usar truques e efeitos especiais para simular uma realidade diferente da nossa.

Conteúdo

Muitos documentários abordam especificamente temas do currículo escolar, produzidos de forma orientada para isso, podendo ser integrados diretamente na abordagem do professor. Por outro lado, alguns filmes podem apresentar abordagens indiretas sobre temas curriculares, seja documentário ou ficção, podem, devidamente interpretados, ajudar na aprendizagem de determinados conteúdos.

Apoio ao ensino

Podem ser usadas aulas em vídeo, animações de apoio a conteúdos, registro de apresentações de trabalhos como material de apoio, ou mesmo a produção de filmes na escola como forma de expressão cultural e artística dos alunos, desde a gravação em vídeo de eventos da escola até a produção de documentários e curtas-metragens de ficção experimentais.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Mídias na Educação.

Por Andréa de Lélis.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o uso das mídias como instrumento de ensino:

Uso das mídias como instrumento de ensino

Uso da internet como instrumento de ensino

Uso da televisão como instrumento de ensino

Uso do cinema/ficção como instrumento de ensino

Uso dos jornais e revistas como instrumento de ensino

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria Tereza Faria

16 de nov de 2015

Oi queria muito citar este artigo no meu trabalho como obter as referencias?

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de nov de 2015

Olá, Maria Tereza!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você poder colocar assim: Por Andréa de Lélis - Redatora de Conteúdos do Portal CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!